César Peixoto a orientar um treino do Gil Vicente - Foto: Gil Vicente

César Peixoto: ‹‹Esta paragem foi boa para nós»

Na conferência de antevisão à receção ao Tondela, César Peixoto admitiu que as três semanas sem competição foram positivas

Ao início da manhã de sexta-feira, César Peixoto regressou às conferências de imprensa de antevisão, depois da pausa competitiva de três semanas em que o Gil Vicente se viu envolvido. Na noite de sábado, os galos vão procurar reforçar o 4.º lugar, na receção ao Tondela.   

«Já tinha saudades dos jogos a sério. Também encarámos os particulares como sendo sérios, mas é importante voltar à competição e fazê-lo da melhor maneira. Esta paragem foi boa para nós. Permitiu-nos respirar e trabalhar alguns aspetos que estavam um pouco descurados», afirmou o treinador.  

Questionado sobre o risco de deslumbramento, Peixoto garante que esse não é um problema dentro do balneário. «Temos uma equipa muito humilde, trabalhadora e focada, que não se deslumbra com os elogios. Sinto talvez que, nos últimos dois jogos, a equipa sentiu um pouco o peso da responsabilidade do lugar em que está. É algo normal, fruto do crescimento, e espero que a pausa tenha ajudado a ultrapassar isso.»  

O empate na última jornada, frente ao Aves SAD (1-1), serve agora como aviso para o duelo diante de outro conjunto em zona de descida, no caso, o 17.º classificado. «O Aves SAD também estava lá em baixo e não conseguimos vencer. Estes jogos nunca são fáceis. Podemos facilitá-los em função do que formos fazendo ao longo dos minutos, mas nunca à partida. Temos de encarar o jogo de forma séria», sublinhou.  

A chegada do antigo treinador de Boavista e Moreirense Cristiano Bacci ao comando técnico do Tondela dificultou a preparação do encontro com os beirões. «As mudanças têm sido recorrentes e dificultam a nossa planificação e análise ao adversário. Já aconteceu com o Estrela da Amadora, com o Santa Clara, também com o Académico de Viseu para a Taça de Portugal», explicou.  

A partida com o Tondela será o 100.º jogo de César Peixoto como treinador na Liga Portugal Betclic, um marco que o técnico assinalou com orgulho. «É uma marca bonita, um número redondo e um motivo de orgulho. Houve momentos bons, outros menos bons, mas sempre com muito trabalho e dedicação. Encontrei no Gil Vicente uma estrutura estável e a crescer em todos os departamentos.»  

O encontro entre Gil Vicente (4.º) e Tondela (17.º) está marcado para as 20h30 de sábado, no Estádio Cidade de Barcelos.