Casa Pia-Arouca: gansos conseguirão sarar as feridas ou lobos manterão intenso uivo?
No plano meramente teórico, esta partida até poderia ser fácil de antever: o Arouca será a equipa mais bem cotada, neste momento, para vencer. Mas a teoria em futebol vale o que vale e o Casa Pia está disposto a contrariar todas as probabilidades.
Juntando as posições na tabela classificativa e os momentos por que passam os dois emblemas, dir-se-á que os lobos estão a uivar bem alto e os gansos feridos no orgulho. Mas tal como diz o ditado, não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. E é também por isso que o futebol é tão imprevisível. E apaixonante.
Casa Pia e Arouca chegam a este duelo da 22.ª jornada da Liga nos antípodas relativamente aos estados emocionais. Os lisboetas passam pela pior fase da época (quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos), os arouquenses vivem o melhor período da temporada (quatro vitórias consecutivas).
Estes registos têm naturais repercussões na tabela classificativa, sendo que, por esta altura, o Casa Pia está no 16.º e penúltimo lugar (20 pontos) e o Arouca encontra-se comodamente no 7.º posto (28 pontos).
A precisar urgentemente de dar a volta ao texto para sair da zona perigosa da tabela, o Casa Pia decidiu (voltar a) trocar de treinador. Pedro Moreira, que havia substituído Filipe Martins já com a época em andamento, acabou por deixar o clube na última semana e Gonçalo Santos foi o eleito para a sucessão.
O jovem técnico, de apenas 37 anos de idade, vai ter a oportunidade de viver a primeira experiência enquanto treinador principal na elite nacional, isto já depois de ter passado pelos juniores do Estoril.
E o desafio para o novo treinador é... escaldante. Porque além de estarem mal classificados, os gansos estão também numa espiral negativa no que a resultados diz respeito, pelo que é necessário um novo estímulo para que o sentido da curva possa ser invertido.
O Casa Pia até já tinha estado seis jogos consecutivos sem ganhar para a Liga na presente temporada, mas com dois empates - Vitória de Guimarães (0-0) e Benfica (1-1) - e quatro derrotas - Gil Vicente (0-2), Estrela da Amadora (0-1), Vizela (0-1) e Estoril (0-4). Aconteceu entre as jornadas 6 e 11. Ora, em caso de novo desaire esta tarde, os casapianos igualam esse número de jogos sem vencer, mas apenas com um empate - Boavista (0-0) - a somar às quatro derrotas sofridas neste período - Famalicão (0-2), Farense (1-3), Sporting (0-8) e Rio Ave (0-1).
Há, pois, muito trabalho pela frente para Gonçalo Santos, Sendo que, e como tantas vezes acontece no futebol, a entrada de um novo líder provoca ondas de choque que originam mudanças positivas no seio do grupo e que redundam em vitórias. Será isso, naturalmente, que pretendem todos quantos fazem parte da estrutura do Casa Pia, sem esquecer, claro está, os adeptos do emblema lisboeta, que acompanham fielmente a equipa mesmo que os jogos em casa sejam realizados em... Rio Maior.
Equipa provável (4x3x3): Ricardo Batista; Larrazabal, João Nunes, Zolotic e Leonardo Lelo; Rafael Brito, Ângelo Neto e Pablo Roberto; Yuki Soma, Clayton e Nuno Moreira
Lesionado: Kiki Silva
Castigados: -
A antevisão de Gonçalo Santos (treinador do Casa Pia):
Será que vem aí a quinta? É verdade, o Arouca está numa série de quatro vitórias consecutivas e um novo triunfo esta tarde consumará a chegada à mão-cheia de jogos seguidos sempre a somar os três pontos.
Este momento de excelência do conjunto orientado por Daniel Sousa iniciou-se na 18.ª jornada, diante do Estoril (2-1), e teve continuidade nos três jogos posteriores, frente a Vizela (5-0), Portimonense (2-1) e FC Porto (3-2).
Sendo que, por razões óbvias, o triunfo frente aos dragões, alcançado na passada segunda-feira, teve um destaque ainda maior. Ao que se junta o facto de ter sido a primeira vez que o Arouca derrotou o FC Porto no seu recinto na elite nacional.
A moral está, pois, em alta, com os lobos da Serra da Freita a quererem chegar aos 31 pontos e a darem (mais) um salto rumo à tão desejada permanência no principal escalão.
Equipa provável (4x2x3x1): Arruabarrena; Tiago Esgaio, Robson, Javi Montero e Weverson; David Simão e Pedro Santos; Jason Remeseiro, Cristo González e Morlaye Sylla; Rafa Mújica
Lesionados: Mateus Quaresma, Eboué Kouassi e Vitinho
Castigados: -
A antevisão de Daniel Sousa (treinador do Arouca):
Artigos Relacionados: