Gustavo Silva, antigo diretor jurídico dos encarnados, diz que será muito importante aprovar o documento na AG do início de março

Candidatura histórica nas eleições do Benfica

João Leite, advogado, conhecedor profundo dos novos estatutos do clube, entra em campo nas eleições de 25 de outubro a pensar na MAG

João Leite, 49 anos, advogado, vai ser candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral (MAG) nas eleições do Benfica, que vão ter lugar no dia 25 de outubro.

Trata-se de uma candidatura histórica e só possível à luz dos novos estatutos do clube, que permitem agora que alguém encabece uma lista para um só Órgão Social, independentemente de ser MAG, Conselho Fiscal ou Direção.

Sócio do Benfica desde 1984, João Leite é membro fundador do Movimento Servir o Benfica e é precisamente em nome desse movimento de benfiquistas que irá tentar assumir a MAG no próximo mandato.

João Leite é um dos três filhos de Manuela Ferreira Leite, antiga ministra das Finanças e da Educação, e acompanhou de perto, e desde o início, a proposta de revisão estatutária apresentada pelo Servir o Benfica, tendo sido o mandatário da candidatura do movimento nas últimas eleições — Francisco Benítez concorreu à presidência da Direção, perdendo então para RuI Costa.

A candidatura de João Leite em nome do Servir o Benfica não está ligada a qualquer dos cinco candidatos e, sabe A BOLA, irá garantidamente a votos. Poderá dar-se inclusivamente o caso de um ou mais concorrentes à presidência da Direção optarem por não escolher nome para a MAG, reconhecendo dessa forma a relevância de João Leite, que tem tido voz ativa nas assembleias gerais do clube.

Neste momento, há cinco candidatos assumidos à presidência da Direção do Benfica: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e Rui Costa. Luís Filipe Vieira, antigo presidente dos encarnados, pode ser o sexto nome a avançar.