Campeonato alemão altera calendário devido a... Verstappen
Um obstáculo crucial à participação de Max Verstappen na icónica corrida 24 Horas de Nurburgring foi removido, tornando a sua presença na lendária prova, ainda este ano, totalmente possível. O antigo tetracampeão mundial de Fórmula 1 há muito que expressava o desejo de participar na corrida de resistência nas montanhas de Eifel, tendo no ano passado feito a sua primeira participação oficial num formato semelhante, ao vencer uma prova de quatro horas no Nordschleife de Nurburgring juntamente com o seu colega de equipa Chris Lulham.
Para poder competir na maratona de 24 horas, é obrigatória a participação numa prova de preparação. Inicialmente, todas as rondas do campeonato NLS, que servem para essa preparação, coincidiam com os fins de semana do preenchido calendário da Fórmula 1. No entanto, após uma atualização do calendário, a segunda ronda do NLS foi antecipada em uma semana. Agora, esta terá lugar entre os Grandes Prémios da China e do Japão de Fórmula 1. A prova foi transferida de 28 para 21 de março.
Esta alteração permite a Verstappen cumprir o requisito e participar na prova de preparação antes da corrida principal de 24 horas, que se realizará a 16 e 17 de maio de 2026. No entanto, a nova data do início do NLS cria sérios problemas para muitos pilotos e equipas que competem em provas de GT na Europa e na América do Norte. Isto porque a clássica 12 Horas de Sebring também está agendada para 21 de março, e esta já não pode ser adiada.
«Estamos a acelerar para o desporto e para a nossa região», afirma um comunicado dos organizadores do NLS. «Para maximizar a participação internacional, a segunda ronda do NLS foi antecipada para 21 de março. A razão para esta alteração é aproveitar a pausa no calendário da Fórmula 1 entre os Grandes Prémios da China e do Japão. Ao respeitar o calendário internacional de corridas, damos a oportunidade a pilotos de topo de competir no NLS. Esta medida aumenta o nosso alcance global em benefício de todas as equipas, participantes e de toda a região de Nurburgring», pode-se ler.
Recentemente, soube-se que Verstappen irá competir com a Mercedes nas provas de resistência e a empresa alemã fez um forte apelo junto do NLS para a alteração do calendário do campeonato para esta temporada, sendo que tal possibilidade já tinha sido admitida quando Max anunciou que queria participar na corrida de 24 horas no Nordschleife.