Buscas na sede da Liga francesa e na casa do presidente Vincent Labrune
O presidente da Liga francesa, Vincent Labrune, está a ser alvo de buscas esta terça-feira. O L'Equipe avança que as instalações do organismo estão a ser passadas em revista, assim como uma das casas do dirigente.
Na base das buscas está uma investigação por corrupção e negócios ilegais, nomeadamente um acordo financeiro com o fundo de investimento CVC que, segundo informa o L'Equipe, adquiriu 13% do capital da Liga a troco de uma injeção de 1,5 mil milhões de euros em abril de 2022. Segundo o diário desportivo francês, as investigações surgem na sequência de uma denúncia da associação anticorrupção “AC!!” e pretendem esclarecer as condições em que o negócio foi concluído.
Le parquet national financier (PNF) a lancé une perquisition ce mardi matin à la LFP, dans l'enquête ouverte après une plainte de l'association anticorruption « AC !! », qui porte notamment sur les conditions du deal noué avec CVC. Une perquisition est également en cours au… pic.twitter.com/PaBRMIKcOC
— L'ÉQUIPE (@lequipe) November 5, 2024
O antigo líder máximo do Marselha foi reeleito presidente da Liga há algumas semanas e está agora novamente no centro das atenções, com as buscas a estenderem-se à casa que tem em Saint-Rémy-de-Provence, onde está a ser investigado, dizem, o destino de um envelope de 37,5 milhões euros, cuja distribuição levanta suspeitas.
INFO L'ÉQUIPE. Le parquet national financier (PNF) a lancé une perquisition ce mardi matin à la LFP, dans l'enquête ouverte après une plainte de l'association anticorruption « AC !! », qui porte notamment sur les conditions du deal noué avec CVC https://t.co/Xc9jUFPRue pic.twitter.com/Sl3KQ2UcTd
— L'ÉQUIPE (@lequipe) November 5, 2024