Debast não joga desde 22 de outubro, Geny Catamo esteve ao serviço da seleção de Moçambique - Foto: IMAGO
Debast não joga desde 22 de outubro, Geny Catamo esteve ao serviço da seleção de Moçambique - Foto: IMAGO

Boas notícias para Rui Borges: dois reforços no treino desta sexta-feira

Leões tiveram dois dias para limpar a cabeça e voltam aos treinos para começar a preparar o Casa Pia. Debast volta às opções do treinador após lesão e Geny Catamo depois da CAN. Extremo vai renovar

Entre lesionados, castigados e ausente por outros motivos, Rui Borges tem dez jogadores fora das opções, ainda assim o treinador do Sporting fica hoje com motivos para sorrir devido a duas boas notícias: dois reforços no regresso aos treinos. Debast volta após lesão prolongada; Geny Catamo após participar na Taça das Nações Africanas (CAN).

A derrota com o Vitória de Guimarães — 1-2 nas meias-finais da Taça da Liga —, que se seguiu ao empate com o Gil Vicente — 1-1 no campeonato —, deixou marcas na equipa leonina e estes dois dias de folga concedidos pelo técnico serviram para limpar a cabeça. O treino de hoje serve para começar a preparação para o jogo com o Casa Pia, da jornada 18 — de hoje a oito dias às 20h15 no Estádio José Alvalade —, e vai também marcar o regresso de Debast, adiado desde segunda-feira.

O central belga de 22 lesionou-se no joelho esquerdo no jogo da 3.ª jornada da UEFA Champions League, no 2-1 com o Marselha a 22 de outubro, em que foi obrigado a sair aos 80’. De lá para cá passaram dois meses e meio, o defesa falhou 16 jogos mas vai estar pronto para o encontro com os gansos.

À partida não seria titular, mas as ausências podem obrigar o treinador a acelerar a entrada do camisola 6 no onze, porque Gonçalo Inácio é o único central de raiz disponível — Eduardo Quaresma está lesionado e o marfinense Diomande ainda na CAN, o jogo de amanhã com o Egito nos quartos de final ditará se chega ou não a tempo do encontro de sexta, derrota liberta-o para os leões, já vitória obriga-o a ficar até ao fim da prova continental que decorre em Marrocos, seja até à final (dia 18) ou ao jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares (dia 17).

Eliminado nos oitavos da CAN foi Moçambique de Geny Catamo. Por isso o extremo de 24 já conta para jogo com o Casa Pia e dadas as lesões de Quenda e Pedro Gonçalves até é forte candidato ao onze inicial.

Candidatura à renovação de contrato tinha o camisola 10 já lançado e tinha ficado alinhavada antes da ida para a seleção. Mais dois anos de vínculo, de 2028 para 2030, aumento salarial e da cláusula de rescisão dos 60 para os 80 milhões de euros. A oficialização estará para breve.

Voltando ao treino de hoje, vão estar fora os lesionados Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves. A presença de  Ioannidis depende da reavaliação da lesão. Nuno Santos continua a recuperar a condição física. Para o jogo com o Casa Pia, Hjulmand e Maxi estão castigados.