«Benfica quis Ricardo Velho? Não vou referir de quem recebemos propostas...»
No verão, Ricardo Velho esteve associado ao interesse do Benfica. João Rodrigues confirma que os algarvios receberam propostas pelo guarda-redes, mas não revela os interessados... «Não vou referir de quem recebemos propostas. Houve propostas concretas, mas não achámos, e o Ricardo [Velho] também não, que fossem satisfatórias. Não eram benéficas para o Farense nem para o jogador.»
O presidente dos algarvios está ciente de que será difícil segurar o guarda-redes, mesmo a curto prazo... «Já disse várias vezes que queremos que o Ricardo [Velho] fique no Farense a carreira toda. Mas não somos utópicos e sabemos que todos os clubes portugueses, incluindo os maiores, precisam de fazer transações. E o Farense não pode querer ou dar-se ao luxo de escapar à regra. O que tem de fazer é manter um equilíbrio e este ano, por exemplo, fizemos duas transações importantes [Bruno Duarte e Belloumi] e o Farense tem de ter esse equilíbrio de ir tomando as decisões baseadas nos factos que estiverem em cima da mesa. Por isso, obviamente que para o Farense e, logicamente, para o Ricardo [Velho], serão sempre avaliadas todas as situações que surgem», garante João Rodrigues.
«Selecionador deu grande prova de estar atento»
Para o Farense, a chamada de Ricardo Velho à Seleção Nacional já era algo esperado, face à reconhecida qualidade do guarda-redes, considerado o melhor da Liga em 2023/2024. «Há muito tempo que tínhamos a expectativa de que pudesse ser convocado, baseado no desempenho que tem mantido. Ele também tinha essa expectativa de que um dia o momento iria chegar», conta João Rodrigues.
«Para o Farense é extremamente gratificante. Faz parte do retorno que nós temos de todo o esforço que se faz diariamente há muitos anos, em que estamos sempre a tentar dignificar o desporto português, o algarvio e o de Faro, com o máximo de dignidade, e ao mesmo tempo é um exemplo tremendo para os jovens que não estão nos três clubes de maior dimensão e que lhes dá um alento para com trabalho conseguirem lá chegar. Neste caso, o nosso selecionador nacional deu uma grande prova de estar atento ao que se passa no futebol, não só nos três maiores clubes de Portugal», frisa, acrescentando. «Também é uma recompensa tremenda para o Ricardo [Velho] e para os seus familiares. São uns indefetíveis apoiantes dele e viajam imensos quilómetros para estarem com ele, para o verem jogar. E, mesmo quando ele não jogava, estavam sempre presentes e nunca desistiram dele.
O presidente aproveita e enaltece também o percurso e as qualidades de Ricardo Velho. «Convém não esquecer que ele está há cinco anos no Farense. É um moço que veio do SC Braga com muita ambição e sempre com muita humildade e a dar o máximo, seja não sendo convocado, estar no banco, ou a jogar nos sub-23, o que aconteceu bastantes vezes. Sempre demonstrou essa qualidade toda, tanto desportiva, como de personalidade. Ele fez um percurso a pulso, psicologicamente é um moço muito forte, teve de ultrapassar uma série de obstáculos que não são fáceis, para não falar da qualidade técnica e física que tem.»