Benfica espera pelo sim de Otamendi até ao fim
Nicolás Otamendi voltou a ser, anteontem, com o Estoril (2-1), um dos melhores em campo e, para lá do golo marcado, foi o líder que segurou e empurrou a equipa para a frente no momento de maior dificuldade. O jogo na Amoreira sublinhou, uma vez mais, a importância do capitão dos encarnados, que está num dos mais altos momentos da carreira, com 37 anos. O Benfica, como A BOLA já deu conta, quer renovar o contrato do defesa-central, já o informou e recebeu a resposta de que só no final da época haverá decisão.
Rui Costa voltou, recentemente, ao assunto junto de Otamendi, mas a posição mantém-se — está só concentrado na conquista de títulos, quer acabar a época a festejar e nada o fará mover dessa posição. Nem o Benfica nem outro clube. Sim, porque há interessados e, claro, os encarnados também sabem disso.
O presidente do Benfica, como A BOLA também já revelou, considera Otamendi um dos melhores profissionais com quem se cruzou. E, para lá do elevado nível em campo, reconhece-lhe rara capacidade de liderança. Foi isso que se viu, anteontem, em campo, na Amoreira. Apesar de um erro grave, cometendo penálti sobre Begraoui, que não teve consequências por Trubin ter defendido o castigo máximo, Otamendi foi o motor da reação à pressão dos canarinhos.
Tudo isso se pode ver em campo, mas nos bastidores, para quem acompanha o plantel profissional, é fácil medir a importância de Otamendi, na forma como lidera pelo exemplo — cuida do corpo com zelo religioso, tem intervenções determinantes junto de companheiros, exige mentalidade profissional em cada exercício do treino, tem crédito e respeito para apontar erros.
A decisão de Otamendi estar só concentrado nos compromissos até ao final da época poderá muito bem beneficiar as circunstâncias para a renovação. Rui Costa e a estrutura do futebol profissional acreditam que será mais fácil convencer o capitão dos encarnados a continuar se o Benfica for campeão. Foi isso, justamente, que aconteceu em 2023. O campeão do mundo deixou acabar o contrato antes de assinar por mais dois anos.
Contratado pelo Benfica ao Man. City, no verão de 2020, por €15 milhões —Rúben Dias fez o caminho inverso por €68 milhões — Otamendi depressa foi promovido a capitão por Jorge Jesus. «Se os adeptos pensarem onde é que o Otamendi jogou, então não têm jogadores, nem treinador. Só têm jogadores do Seixal. O futebol não é isso. O capitão tem de saber transmitir ao grupo liderança pela experiência e personalidade», explicou, então, o treinador.
Ainda anteontem Otamendi considerou «mais que um privilégio» ser capitão do Benfica. E disse também que todos precisam de acreditar no título. Sinais que podem ser positivos para o Benfica. Que esperará até ao fim pelo sim do capitão.