Benfica e... Ronaldo com sérias razões de queixa do árbitro do Nápoles-Sporting
A UEFA nomeou o neerlandês Danny Makkelie para apitar o encontro entre Nápoles e Sporting, agendado para as 20 horas de quarta-feira, a contar para a segunda jornada da fase de liga da Champions.
Danny Makkelie será assistido pelos compatriotas Hessel Steegstra e Jan de Vries, enquanto Allard Lindhout será o quarto árbitro. O polaco Tomasz Kwiatkowski estará no VAR.
Será a terceira vez que Makkelie irá apitar um jogo do Sporting, sendo que, nas últimas duas vezes, ambas para a Champions, os leões não venceram: derrota (0-1) com o Dortmund, em 2016, na Alemanha, e empate com o Tottenham (1-1), em 2022, em Londres.
O Sporting procura a segunda vitória na Champions, depois da goleada (4-1) na receção ao Kairat Almaty. O Nápoles perdeu com o Manchester City, por 2-0, no arranque da liga milionária.
Árbitro de má memória para Benfica e Seleção Nacional
Danny Makkelie é um árbitro de má memória para Benfica e Seleção Nacional. A 21 de janeiro deste ano, na sétima jornada da fase de liga da Champions, Benfica e Barcelona protagonizaram um grande jogo, com nove golos, que terminou com triunfo para os catalães (5-4).
A atuação do neerlandês foi bastante criticada, até em Espanha, relativamente à grande penalidade assinalada a favor dos catalães, por falta sobre Yamal, e principalmente pela não assinalada sobre Leandro Barreiro, no final do encontro, que depois deu em golo de Raphinha.
Na época 2023/2024, o Benfica perdeu com o Inter, por 0-1, em Milão, na fase de grupos da liga milionária, e terá ficado uma grande penalidade por assinalar a favor das águias por falta de Barella sobre David Neres.
Há mais um exemplo, sendo preciso recuar mais algum tempo. Falámos do golo não validado a Cristiano Ronaldo na Sérvia, a contar para a fase de qualificação para o Mundial 2022. Já no tempo de compensação, a bola entrou na baliza, mas não havia VAR e o resultado ficou empatado. Os sérvios acabaram por vencer em Portugal e terminaram em primeiro lugar do grupo, o que levou aos portugueses a terem de passar pelo play-off.
Na altura, o árbitro neerlandês falou a A BOLA e revelou que pediu desculpa a Fernando Santos e aos jogadores pelo erro.
«Tudo o que posso dizer é que pedi desculpa ao treinador, Sr. Fernando Santos, e à equipa portuguesa pelo que aconteceu. Enquanto equipa de arbitragem, trabalhamos sempre muito para tomar as decisões certas e quando aparecemos desta forma na imprensa, não ficamos nada satisfeitos», referiu.