Bélgica de Lukebakio aplica ‘chapa 7’ e carimba passaporte para o Mundial
Mais uma vaga preenchida dos 48 participantes do Mundial 2026, que será disputado – pela primeira vez –, em três países anfitriões: Estados Unidos, Canadá e México. A Bélgica goleou Liechtenstein, por 7-0, na oitava jornada do grupo J, garantindo o primeiro lugar e a qualificação direta para o Campeonato do Mundo.
Os belgas já venciam aos 3’, com golo de Vanaken, que surgiu em boa posição e, com a baliza escancarada, só teve de desviar. Depois dos 30’, Jeremy Doku apareceu e bisou (34’ e 41’), dilatando a vantagem. No 3-0, o extremo do Manchester City ultrapassou um adversário com classe e finalizou de pé esquerdo, agradecendo uma oferta no início da jogada.
A vantagem era confortável ao intervalo, mas nem por isso a Bélgica tirou o pé do acelerador. Aos 52’, Mechele fez o 4-0 e Saelemaekers, três minutos depois, fez mais um. Antes da hora de jogo, a equipa de Rudi Garcia fez mais dois golos, através de De Ketelaere (57’ e 59’). Contas feitas, os diabos vermelhos fizeram quatro golos entre os 52’ e os 59’.
O benfiquista Lukebakio entrou aos 71’ para o lugar de Doku... e saiu aos 85', devido a problemas físicos. O extremo caiu no relvado, depois de fazer falta sobre um adversário, e acabaria mesmo por abandonar o campo a mancar da perna esquerda. A Bélgica, que também contou com os ex-Benfica Witsel e Diego Moreira, terminou o jogo reduzida a 10, uma vez que já tinha esgotado as alterações.
No mesmo grupo, País de Gales goleou a Macedónia do Norte, por 7-1. Harry Wilson (18’, de penálti) e David Brooks (21’) colocaram os galeses com uma vantagem interessante, com os macedónios a reduzirem aos 23’, por Miovski. Ainda antes do intervalo, Brennan Johnson (37’) voltou a colocar uma diferença de dois golos no marcador.
Na segunda parte, o País de Gales aumentou a vantagem, com golos de Daniel Janes (57’), Harry Wilson, que completou o hat trick (75’ e 81', de penálti) e Broadhead (88').
A Bélgica fecha o grupo no primeiro posto, com 18 pontos, e com a qualificação direta para o Mundial. O País de Gales termina em segundo, com 16 pontos, e vai ao play-off, tal como a Macedónia do Norte, terceira classificada (13 pontos), através da classificação na Liga das Nações.