Aves SAD: recuperação em Rio Maior trouxe novo alento
O Aves SAD continua sem conseguir somar a primeira vitória no campeonato, mas o empate alcançado com o Casa Pia (3-3) deixou sinais encorajadores no seio do grupo orientado por João Henriques.
Ao longo da presente temporada, os avenses apenas tinham conseguido reagir a uma situação de desvantagem em duas ocasiões, frente ao SC Braga, à 3.ª jornada, num encontro que terminou empatado a dois golos, repetindo-se mais recentemente diante o Tondela. Ainda assim, nunca a equipa tinha conseguido anular uma desvantagem de três golos, feito alcançado agora em Rio Maior contra o Casa Pia.
O encontro ficou também marcado por um registo ofensivo inédito desde o regresso do clube à Liga Portugal Betclic. Pela primeira vez na fase regular, o Aves SAD apontou três golos num só jogo, superando o anterior máximo, que remontava ao triunfo por 3-0 frente ao Vizela, na primeira mão do playoff de manutenção da época passada.
Mesmo debaixo de condições meteorológicas adversas, os números evidenciam a postura assumida pela equipa, que terminou a partida de sexta-feira com 27 remates, novo máximo da temporada.
Apesar da exigência do calendário que se segue, com duelos frente ao SC Braga, Sporting para a Taça de Portugal, e Famalicão, o desempenho recente permite encarar a segunda metade do campeonato com maior confiança e um espírito renovado.
Ainda assim, o empate em Rio Maior não teve reflexo direto na tabela classificativa. Os avenses mantêm-se a dez pontos dos lugares de playoff.
Na próxima jornada, frente ao SC Braga, o Aves SAD terá a oportunidade de quebrar dois longos jejuns: alcançar a primeira vitória no campeonato e voltar a vencer em casa para a fase regular, algo que não acontece há mais de um ano. O último triunfo no seu estádio para esta fase remonta a 27 de janeiro de 2025, frente ao Gil Vicente, num encontro decidido por um golo de John Mercado.