O onze norte-americano - Foto US SOCCER

Autogolo de benfiquista custa pleno aos EUA no Mundial de sub-20 (com vídeo)

Joshua Wynder abriu caminho à reviravolta da África do Sul; quadro dos oitavos de final definido

Com Fletcher Smythe-Lowe, guarda-redes do Estoril, em grande plano na baliza, a África do Sul venceu os Estados Unidos na última jornada da fase de grupos do Mundial de sub-20, conseguindo assim o apuramento para os oitavos de final.

Para isso, contou com uma ajuda dum benfiquista: depois de Noah Cobb ter colocado os EUA na frente logo aos 12 minutos, o empate chegaria pela cabeça de Joshua Wynder... na própria baliza.

O defesa-central do Benfica, que ficou com a braçadeira de capitão depois da saída de Cremaschi, teve uma má abordagem ao lance e comprometeu o pleno dos EUA, que tinham vencido Nova Caledónia e França nas duas primeiras jornadas. A reviravolta dos sul-africanos ficaria completa ainda na primeira parte, com golo de Kekana aos 45+2'.

O triunfo permitiu aos sul-africanos assegurar o segundo lugar do Grupo E, com um golo de vantagem sobre a França. Os franceses golearam a Nova Caledónia por 6-0, com Steven Baseya, do Alverca, em bom plano na defesa — saiu aos 75'. Os franceses, em todo o caso, avançaram como um dos quatro melhores terceiros classificados. Os EUA ganharam o grupo, graças a melhor diferença entre golos marcados e sofridos.

No Grupo F, a fase de grupos terminou com dois empates a um golo (Nigéria-Colômbia e Arábia Saudita-Noruega), que mantiveram a classificação como estava e permitiram à Nigéria avançar como um dos melhores terceiros, atrás de Colômbia (Óscar Perea, do Aves SAD, foi titular e saiu aos 60') e Noruega, que já estavam apuradas.

O quadro dos oitavos de final ficou assim definido:

Chile-México
Ucrânia-Espanha
Argentina-Nigéria
Colômbia-África do Sul
Paraguai-Noruega
Japão-França
Estados Unidos-Itália
Marrocos-Coreia do Sul

Os jogos dos oitavos realizam-se entre terça e quinta-feira. A final é no dia 19 de outubro.