Aston Villa cai com estrondo na visita ao Go Ahead Eagles
Parecia que iria ser uma noite calma para o Aston Villa quando, aos 4 minutos, o reforço Evann Guessand colocou os ingleses na frente do marcador no De Adelaarshorst, em Deventer, interior dos Países Baixos, todavia, revelou-se precisamente o contrário.
Confiantes e a jogar muito bem, o Go Ahead Eagles virou a partida de forma incrível. Tudo começou ainda antes do intervalo para os vencedores da última taça do seu país, a primeira a constar numa reduzida sala de troféus que conta com quatro títulos de campeão, o último conquistado na década de 30. Aos 41 minutos, empatou. O médio ofensivo belga Mathis Suray, o melhor marcador da equipa esta época com seis remates certeiros, atirou a contar, após passe de Calvin Twigt.
Estava dado o mote para uma das mais importantes vitórias da história do pequeno clube neerlandês, que se confirmaria em dois momentos. Primeiro, com o 2-1, assinado pelo lateral-direito e capitão Mats Deijl, que aproveitou a assistência do central Joris Kramer, aos 61 minutos; e depois no penálti falhado, aos 79, pelo argentino Emiliano Buendía, um dos vários jogadores que ontem entraram na rotação implementada pelo treinador espanhol Unai Emery.
É a primeira derrota dos villains na competição esta época, mas também a primeira de sempre aos pés de neerlandeses em provas da UEFA, o que destaca ainda mais o feito dos locais.
O Go Ahead Eagles, que iguala o Aston Villa na tabela, mantendo-se em posição de play-off, visita o SC Braga na última ronda.