Ascensão de Alberto Costa troca as voltas à Juventus
A diferença que dois meses fazem. No início de abril, a imprensa italiana avançava que Alberto Costa, pouco utilizado na Juventus, estava na porta de saída e podia regressar a Portugal durante o mercado de verão.
Contudo, contra todas as expetativas, o lateral direito passou a ser opção de regular de Igor Tudor a partir da 33.ª jornada da Serie A e foi mesmo titular nas últimas três partidas. A boa forma apresentada na liga italiana transitou para o Mundial de Clubes.
Alberto Costa foi titular no corredor direito bianconeri na estreia diante do Al Ain (5-0) e rubricou duas assistências. Outrora considerado um «objeto misterioso», o lateral formado em Guimarães ganhou espaço no plantel da Juventus e ficou mais perto de permanecer em Turim.
A ascensão não passou ao lado de Igor Tudor, que fez questão de elogiar o lateral-direito após o primeiro duelo no Mundial de Clubes: «O Alberto terminou a temporada em grande com dois jogos importantes, gosto sempre de premiar quem faz bem.» A continuidade do técnico croata no comando técnico da Juventus favoreceu a evolução de Alberto Costa em Turim.
Segundo a Gazetta dello Sport, a direção da Juventus considera que, nas últimas semanas, o jogador luso tem justificado os 12 milhões de euros pagos ao Vitória de Guimarães em janeiro e inclui o lateral de 22 anos nos planos para a próxima época.
A ascensão de Alberto Costa empurra Nicolás González para a porta de saída,. As nove contribuições para golo rubricadas pelo extremo argentino na última época não convenceram a Juventus, que o colocou na lista de dispensáveis.