Discussão acesa entre Osimhen e Lookman (IMAGO)
Discussão acesa entre Osimhen e Lookman (IMAGO)

«Aqueceu um pouco...»: revelado o motivo para a discussão entre Osimhen e Lookman

Eric Chelle, selecionador da Nigéria, desvalorizou a tensão entre as duas estrelas da equipa e contou também um momento bastante emotivo com o jogador do Galatasaray

Eric Chelle, selecionador da Nigéria, abordou a polémica que envolveu as suas duas principais estrelas ofensivas, Victor Osimhen e Ademola Lookman, durante a CAN 2025, desvalorizando o incidente e elogiando a mentalidade competitiva de ambos.

A discussão entre os dois avançados ocorreu durante a vitória por 4-0 sobre Moçambique, nos oitavos de final da competição, e rapidamente gerou rumores de que Osimhen se poderia recusar a jogar o resto do torneio. Em entrevista ao podcast After Afrique, Chelle esclareceu o sucedido, enquadrando-o na normalidade de um balneário.

«Em campo, houve uma discussão com o Lookman. O Victor disse-lhe: 'Temos de parar de brincar em frente à baliza'. Aqueceu um pouco, um pequeno desentendimento, mas isso faz parte da vida de um balneário», explicou o técnico. Chelle acrescentou que a situação se resolveu naturalmente, sem a sua intervenção. «No final do jogo, ele entra zangado, precisa de tempo para acalmar. E, uma vez calmo, volta a ser o Victor que conhecemos. Nunca esteve em questão que ele não jogasse contra a Argélia, nunca. O que se passa no balneário fica no balneário. Regressámos ao hotel, eles conversaram e ficou tudo resolvido», garantiu.

Para o selecionador, a tensão é um reflexo da mentalidade de dois jogadores de elite obcecados pelo golo. «Em frente à baliza, estes dois rapazes são de altíssimo nível. O Victor é uma máquina. Se não fizer o seu treino específico de avançado, se não marcar no treino, fica louco. Ele quer ganhar tudo. O Lookman é igual, mas mais calmo. Sinceramente, já vi muitos avançados, mas rematar à bola como eles, com o pé direito, com o pé esquerdo... é de um nível muito, muito alto», afirmou.

Além do episódio, Eric Chelle partilhou um momento emotivo com Victor Osimhen antes do jogo de atribuição do terceiro lugar contra o Egito. O técnico revelou uma conversa que o levou às lágrimas. «Disse-lhe que tínhamos de ir buscar aquele terceiro lugar, mas eu via que ele estava lesionado, que não estava nada bem. Então disse-lhe: 'Estou orgulhoso do que fizeste desde que estou no comando desta equipa. Se um dia precisares de mim, aconteça o que acontecer na tua vida, ligas-me e eu vou'», recordou Chelle, que também revelou que o seu objetivo de carreira é... treinar o Real Madrid.

A resposta do avançado foi igualmente marcante para o treinador: «Ele olhou para mim e disse: 'Mister, talvez fosses um treinador pequeno, mas agora és um grande treinador'. Aí, desatei a chorar. Foi difícil continuar o treino a seguir». A Nigéria acabaria por conquistar o terceiro lugar na CAN 2025, ao vencer o Egito no desempate por grandes penalidades (4-2), após um nulo no tempo regulamentar, selando a campanha no pódio da competição africana.