Presidente do SC Braga falou em zona mista, após a final da Taça da Liga

António Salvador: «O VAR está a matar o futebol»

Presidente do SC Braga deixou duras críticas à arbitragem após a final da Taça da Liga

António Salvador não escondeu a frustração após a derrota do SC Braga na final da Taça da Liga frente ao V. Guimarães, deixando duras críticas à arbitragem e, em particular, à intervenção do VAR, que considerou determinante para o desfecho da partida.

«Hoje é um dia triste para nós porque podíamos e devíamos ter saído daqui com outro resultado, com a conquista da Taça da Liga. Não conseguimos. Merecíamos, por aquilo que criámos, pelas oportunidades que tivemos e pelo jogo que fizemos. Merecíamos outro resultado», afirmou o presidente dos minhotos, sublinhando, ainda assim, que «no futebol nem sempre ganha aquele que melhor joga ou que tem mais oportunidades».

«O que não podemos aceitar é que estejam a retirar o futebol aos jogadores e às equipas. Temos um futebol entregue ao VAR, que está a matar o futebol. Tem deturpado vários resultados e várias competições ultimamente. Hoje, o ponto de viragem deste jogo é claramente um penálti que o VAR descobre - não sei como, porque ninguém descobriu em campo: nem o jogador do Vitória reclamou, nem o árbitro, nem os seus assistentes. Foi um ressalto de uma bola que vem do joelho do adversário e bate na mão de um jogador nosso. O futebol é dos jogadores. Peço que deixem de matar o futebol com o VAR e que o entreguem aos jogadores e às equipas, porque essa é a essência do futebol», continuou.

Questionado sobre o futuro da ferramenta, o presidente dos arsenalistas foi claro ao pedir uma reflexão profunda: «O VAR é uma ferramenta que foi criada para ajudar e para melhorar os erros. Mas o que se tem visto ultimamente não tem sido nada disso. Vocês têm visto os jogos. Já houve jogos em que foram deturpados os resultados este ano, no campeonato e em várias competições. O ano passado também houve uma final onde toda a gente viu o que aconteceu. Acho que é preciso refletir sobre o que se passa com o VAR. Foi um dia triste para nós. As finais são para se ganhar, mas hoje houve em campo um grande guarda-redes que defendeu tudo o que tinha para defender, até um penálti. E depois houve um VAR que está a retirar a essência do futebol.»

No final, António Salvador deixou uma nota de pesar que se sobrepôs a tudo o resto: «Quero lamentar o que é mais importante do que tudo o que eu disse aqui: a morte de um sócio do Sporting Clube de Braga que, durante o jogo, foi para o hospital e faleceu vítima de um enfarte. As minhas condolências à sua família e à família bracarense. Isso sim, torna este um dia muito triste.»