António Morgado segundo classificado no Troféu Serra Tranmuntana (foto UAE Emirates)

António Morgado segundo atrás de Evenepoel no Troféu Serra Tramuntana

Jovem português da UAE Emirates continua a rubricar início de temporada de elevado nível. Há dois dias venceu o Troféu Calvià também deste Challenge de Maiorca

Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe) conquistou de forma categórica o Troféu Serra Tramuntana, em Maiorca, após um ataque em solitário a mais de 50 quilómetros da meta. António Morgado (UAE Emirates) voltou a brilhar no início da temporada e em especial neste Challenge Maiorca, com o segundo lugar atrás do belga, dois dias depois de ter vencido o Troféu Calvià, corrida de abertura desta prestigiada competição espanhola.

Evenepoel, de 26 anos, continua a estreia de sonho pela equipa alemã, somando a segunda vitória em dois dias de competição. Depois do triunfo no contrarrelógio por equipas no Troféu Ses Salines, o tricampeão mundial da especialidade lançou-se na ofensiva a cerca de 100 quilómetros percorridos, dos 154,3 totais entre Selva e o Santuari de Lluc, e não mais foi alcançado.

Evenepoel, que representa a Red Bull-BORA-hansgrohe após sete temporadas na Soudal Quick-Step, cruzou a linha de chegada isolado, alcançando a 68.ª vitória da sua carreira.

A 1.38 minutos do vencedor chegou um trio de perseguidores, com o português António Morgado, de 22 anos, a ser o mais forte. O ciclista da UAE Emirates superou ao sprint o italiano Christian Scaroni (XDS Astana) e o francês Mathys Rondel (Tudor), que terminaram em terceiro e quarto, respetivamente.

António Morgado no pódio do Troféu Serra Tranmuntana com Remco Evenepoel e Christian Scaroni (foto UAE Emirates)

No final, Morgado reconheceu a superioridade do vencedor. «Senti-me bem, foi uma boa corrida. […] Todos sabem que [Evenepoel] é um dos melhores do mundo e mereceu ganhar, foi o mais forte», afirmou o português, que ainda tentou responder ao ataque do belga.

Apesar do desafio, o ciclista luso mantém a ambição para as próxima e última prova do Challenge Maiorca, no sábado, o Troféu Andratx. «Com estes grandes nomes, será difícil [ganhar outra prova em Maiorca], mas nunca sabemos. A minha equipa corre sempre com um objetivo e vamos tentar», concluiu.