António Morgado revalida título de campeão nacional em contrarrelógio
António Morgado, ciclista de 21 anos, venceu a prova de contrarrelógio em Alvaiázere (Leiria) ao fazer os 25,1 quilómetros em 31,12 minutos, menos 27 segundos que Rafael Reis.
Ivo Oliveira, que foi campeão em 2020 e vice na luta do contrarrelógio nas três edições anteriores, ficou em terceiro lugar do pódio.
O duplo medalhado olímpico na pista, Iuri Leitão, ficou em nono lugar da prova que contou com 22 inscrições, demorando mais 2.58 minutos que o vencedor (António Morgado).
O ciclista das Caldas da Rainha, que já tinha triunfado na Clássica da Figueira e no Gran Premio Castellón, junta esta vitória em Leiria à sua lista e consegue assim a terceira vitória da temporada, contanto com seis vitórias de elite no seu currículo enquanto atleta.
🎙🇵🇹 António Morgado (UAE Team Emirates-XRG) antevê a etapa 2 da Volta à Suíça!
— Portuguese Cycling Magazine (@PCMPTMag) June 16, 2025
"Estou aqui com a missão de ajudar o João", sublinha o ciclista português.
📽 Velo Team Oliveira Santos pic.twitter.com/nOTPfW4v4v
Na competição feminina, a ciclista Ana Caramelo sagrou-se campeã nacional de contrarrelógio, levando a melhor sobre Susana Freitas, que fez mais 5.33 minutos que a vencedora, numa prova em que só participaram três atletas. Marlene Gonçalves fechou o pódio, onde fez mais 6.12 minutos do que a portuguesa de 29 anos.
No esclalão de sub-23, categoria masculina, o vencedor da Volta a Portugal do Futuro, Lucas Lopes, fez um tempo de 27.38 minutos e conquistou a medalha de ouro.
Os Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada prolongam-se até domingo. As provas de contrarrelógio vão ser feitas nos concelhos vizinhos de Alvaiázere e as de fundo vão decorrer em Ourém.