António Morgado (UAE Emirates) - Foto: IMAGO

António Morgado estreia-se em 2026 com oitavo lugar em clássica valenciana

Jovem corredor português foi o melhor classificado da sua equipa, a UAE Emirates, nesta prova espanhola em que participou a equipa lusa Anicolor

António Morgado arrancou oficialmente a temporada de 2026 com um oitavo lugar na Clássica Camp de Morvedre, corrida espanhola que terminou com triunfo do italiano Christian Scaroni, da equipa XDS Astana.

Único representante português em competição, apesar da participação da formação Continental lusa Anicolor-Campicarn, o jovem corredor da UAE Emirates integrou um grupo perseguidor de 13 unidades que cortou a meta a 1.08 minutos do vencedor.

Na segunda edição desta clássica, disputada ao longo de 163,4 quilómetros com partida e chegada em Estivella, na Comunidade Valenciana, Christian Scaroni impôs-se ao sprint, superando o colombiano Diego Pescador (Movistar) e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), segundo e terceiro classificados, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

A corrida decidiu-se na terceira passagem pelo Alto del Garbí (5 km a 9%), a cerca de 20 quilómetros da meta, quando o pelotão se desfez face ao ataque de um grupo de trepadores, do qual sobressaíram Scaroni, Pescador e Tiberi.

Morgado, de 21 anos, resistiu às inclinações mais fortes da ascensão e integrou um terceiro grupo perseguidor, em que o mais rápido no sprint final foi o italiano Diego Ulissi (XDS Astana). O português foi o terceiro nesse minipelotão e o mais bem classificado da sua equipa.