Angola fez o pleno no dura Maratona Comrades
Angola voltou a destacar-se no panorama desportivo internacional ao inscrever o seu nome na 99.ª edição da Maratona Comrades, realizada a 14 de Junho, na África do Sul. Os 32 atletas angolanos concluíram com sucesso os exigentes 87 quilómetros entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg, conquistando todos uma medalha ao cruzarem a linha de meta dentro do limite de 12 horas estabelecido pela organização.
Considerada a mais antiga e prestigiada ultramaratona de estrada do mundo, a Comrades realiza-se anualmente desde 1921 e reuniu, nesta edição, mais de 20 mil corredores.O desempenho dos maratonistas nacionais mereceu reconhecimento oficial do Governo. O Secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, em representação do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, recebeu, esta quarta-feira, na Galeria dos Desportos, alguns elementos da comitiva angolana. Na ocasião, felicitou os atletas pela determinação, disciplina e espírito de fair play demonstrados ao longo da competição, destacando que o grupo honrou e dignificou o nome de Angola no panorama desportivo internacional.
Durante o encontro, Paulo Madeira reafirmou a total disponibilidade do Ministério da Juventude e Desportos para continuar a apoiar iniciativas que promovam o desporto nacional além-fronteiras.
De acordo com os dados oficiais, participaram nesta 99.ª edição da Maratona Comrades 20.349 corredores, dos quais 18.276 concluíram a prova, entre eles os 32 representantes angolanos, que regressam ao país com um feito histórico e um exemplo de superação que reforça o prestígio de Angola no atletismo internacional.