All Blacks e o ritual do 'haka' antes do arranque de cada jogo (Foto: IMAGO) - Foto: IMAGO

‘All Blacks’: a culpa foi dos jornalistas (e o mito de uma famosa gralha)

‘All backs’ é uma tese que não colhe junto das entidades oficiais; mas tudo mudou numa digressão às ilhas britânicas

Os amantes da modalidade veneram-nos e mesmo quem esteja pouco familiarizado com o râguebi não fica indiferente ao poder quase hipnótico da seleção da Nova Zelândia, universalmente conhecida como All Blacks e o seu haka.

Mas como nasceu esta expressão? A culpa, como em muitos outros casos do género, foi dos jornalistas. Até 1905, a equipa da Oceânia era conhecida como Os Originais, mas tudo mudou com a primeira digressão às ilhas britânicas.

Aí, depois de um primeiro jogo frente ao Hartlepool (vitória dos neozelandeses por 63-0), a imprensa local tratou-os de chamar All Blacks, em referência à cor do equipamento – porque se vestiam todos de preto, numa aproximação à cor usada nos rituais da tribo maori e por distanciamento com o branco da bandeira inglesa.

Mas o mito também acompanhou (e de certa forma ainda acompanha) a origem do termo, nomeadamente uma gralha no título do Daily Mail. O jogador Billy Wallace, em 1955, no jubileu dos All Blacks, ajudou a reforçar a tese. Disse ele que o jornalista quis referir-se à sua equipa como all backs (todos a defender), num elogio à versatilidade de jogadores mais avançados: «Foi um erro de impressão, porque no jogo seguinte, em Somerset, todos os cartazes passaram a dizer ‘venham ver jogar os All Blacks’. Houve aquele erro do l a mais e All Blacks pegou de estaca.»

O jornalista em causa, J. A. Buttery, nunca o confirmou, tendo sempre afirmado que designou a Nova Zelândia como All Blacks por causa do equipamento e foi essa expressão que usou na análise global da digressão por terras britânicas sob o título Por que os All Blacks triunfaram.

Esta é a versão oficial e aceite pelo Museu de Râguebi da Nova Zelândia, sem acolher, portanto, a tese da gralha. O que é factual é a mudança a partir dessa digressão: na primeira década do século XX nasceram os All Blacks, marca hoje avaliada em cerca de 3,1 mil milhões de euros.