Alice Marques tem sido capitã em todas os escalões por onde tem passado
Alice Marques tem sido capitã em todos os escalões por onde tem passado (IMAGO)

Alice Marques recusa seleção francesa para jogar por Portugal

Defesa-central, de 20 anos, formada no Lyon, está a dar cartas em Espanha, onde representa o Valência a título de empréstimo

Alice Marques, filha de portugueses, nascida em França, está a destacar-se em Espanha. A defesa-central, de 20 anos, a quem apontam bom toque, boa saída de bola e excelente visão de jogo, cumpriu toda a formação no Lyon e foi cedida esta época ao Valência, onde tem dado nas vistas.

Com presença assídua em todos os escalões de formação da seleção francesa, onde foi sempre capitã, Alice Marques não vai ser convocada para a próxima data FIFA das sub-23 pelo facto de ter escolhido representar Portugal. O pedido da Federação Portuguesa de Futebol já foi formalizado e, em breve, a central poderá ser chamada pelo selecionador nacional Francisco Neto.

Em declarações aos espanhóis da Marca, Alice Marques falou do Euro2025, que se realizará na Suíça, no próximo mês de julho: «A Espanha é uma das grandes favoritas ao título porque tem uma grande equipa e está num bom momento. A França pode fazer grandes coisas porque tem grandes jogadores para ir longe na competição. E acho que Portugal deixou de ser uma surpresa para ser uma realidade; subiram um degrau e mostraram que podem competir com qualquer um.»

A defesa aguarda para saber se poderá ser uma das 368 jogadoras que farão parte integrante do Europeu.

«Representar um país é algo totalmente diferente e poder jogar em grandes torneios como um Europeu ou um Mundial é o sonho de qualquer jogadora. Sonho ganhar uma Liga dos Campeões e um Mundial, não sei se vou conseguir, mas vou trabalhar muito para realizar os meus sonhos», acrescentou.

Alice Marques, que tem contrato com o Lyon até junho de 2026, tem estado em destaque no Valencia, somando 2223 minutos em 26 dos 30 jogos que a equipa espanhola fez esta época. E está na expectativa quando ao futuro: «O meu objetivo é continuar a ter minutos, sou jovem e o mais importante é adquirir experiência. Ainda tenho um ano de contrato com o Lyon, onde sei que é difícil jogar, mas temos que ver a melhor opção para todas as partes. A porta para ficar em Espanha está aberta, é uma competição de que gosto, mas hoje não sei onde vou estar na próxima época.»

Sugestão de vídeo: