Alan Varela, médio do FC Porto

Alan Varela e o registo raro que vai acabar em Guimarães

Pela primeira vez, esta época, argentino foi suplente utilizado em três jogos consecutivos do FC Porto, frente ao Aves SAD, Santa Clara e Benfica. Castigo de Pablo Rosario acelera regresso ao onze

Pela primeira vez esta época, Alan Varela foi suplente utilizado em três jogos consecutivos do FC Porto: Aves SAD, Santa Clara e Benfica. Não é inédito na carreira do argentino, mas é raro. A última vez que ficou tanto tempo fora do onze foi na época passada, num ciclo frente a Estrela da Amadora, Moreirense e Boavista. Agora, com Pablo Rosario castigado, o médio sul-americano volta ao lugar que lhe pertence na deslocação ao terreno do V. Guimarães, domingo.

A época é longa e a contratação de Pablo Rosario ao Nice mostrou o acerto da decisão de Farioli, que não está tão dependente de Alan Varela como estiveram os seus antecessores. O ciclo recente de compromissos dos azuis e brancos mostrou que Pablo, internacional dominicano que o italiano considera ter um talento «subestimado», tem as ferramentas necessárias para substituir Alan Varela com a mesma qualidade. Para muitos analistas, Pablo foi mesmo um dos melhores jogadores no clássico contra o Benfica, dando equilíbrio e solidez ao meio-campo.

Ter duas soluções muito fortes para a posição 6 deixa Farioli naturalmente tranquilo e a confiança do técnico em Alan Varela é total. Aliás, fez questão de o afirmar no final do jogo com os encarnados. «Pablo é um jogador que qualquer treinador fica feliz por ter. É fantástico. Ajudou-nos muito neste jogo em duas posições, mas deixo uma palavra ao Alan Varela, que nos permitiu manter grande intensidade em campo.»

Pablo é um jogador que qualquer treinador fica feliz por ter. É fantástico. Ajudou-nos muito neste jogo em duas posições, mas deixo uma palavra ao Alan Varela, que nos permitiu manter grande intensidade em campo.

E é essa intensidade e qualidade na circulação de bola que marca a diferença com o futebol mais físico de Pablo, embora o dominicano seja também exímio no passe longo. Em novembro, Alan Varela teve de travar e foi aí que o seu estado físico foi sendo gerido. Nesse mês, o argentino falhou o jogo contra o Estoril devido a um traumatismo no joelho esquerdo, sofrido no jogo anterior da UEFA Europa League contra o Nice, tendo de ser substituído ao intervalo e realizado tratamento. O regresso à melhor forma demorou mais e como Pablo deu conta do recado, Farioli deu a um dos capitães a possibilidade de se regenerar com mais calma. Em Guimarães, vai entrar na batalha...