Portugal está em casa na Alemanha (Foto Miguel Nunes)

Afinal, não estamos na Alemanha! Aqui é... Portugal

Crónica diária de um jornalista português no Euro 2024

As placas nas estradas estão em alemão, os nomes das lojas e cafés também. E até há, aqui e ali, quem se expresse na língua germânica, embora quem o faça seja espécime raro por estes dias, nestas bandas.

Sei que não sonhei e que o voo no qual a equipa de A BOLA partiu de Lisboa tinha como destino Dusseldorf, cidade que, na última vez em que pesquisei, era situada numa região da Alemanha chamada Renânia do Norte, Vestfália.

E ainda sou capaz de jurar que o comandante do avião que nos transportou afirmou, após a aterragem, que tínhamos chegado a território germânico. Não entendo, porém e após 24 horas por aqui, que motivo terá levado tanta gente a enganar-se. É que, para onde quer que me vire, há alguém a falar a nossa língua, há uma bandeira de Portugal, há ranchos folclóricos, há bifanas e sardinhas.

E não falo de uma ou duas pessoas. São milhares, dezenas de milhar, em euforia, felizes por este regresso a casa, por conta de a Seleção Nacional estar a dormir ali ao lado dos locais onde vivem e trabalham diariamente. A par do sucedido em 2006 neste mesmo local e em 2016 em Marcoussis, também em 2024 Cristiano Ronaldo e companhia estão... em Portugal. Com uma certeza: nunca caminharão sozinhos neste Europeu que, esta sexta-feira, começou.

Expectativas elevadas entre os portugueses (Foto Miguel Nunes)

Marienfeld será o cantinho à beira-mar plantado dos heróis eleitos por Martínez. É assim a comovente devoção dos sempre acolhedores emigrantes portugueses. Heróis do mar...