Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Foto: Isaac Fontana/EPA
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Foto: Isaac Fontana/EPA

Abel Ferreira iguala um recorde de Telê Santana com 30 anos

Pela primeira vez desde 1996, um treinador inicia a sexta temporada no mesmo clube no Brasil. «Passou rápido», diz o português. E o Paulistão já começa no sábado

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, torna-se em 2026 o primeiro técnico nos últimos 30 anos a iniciar seis épocas seguidas no mesmo clube do Brasil. O último havia sido Telê Santana, que dirigiu o São Paulo desde o início das temporadas 1991 a 1996. No caminho, o português é também o treinador mais vitorioso da história do clube, ao lado de Oswaldo Brandão, ambos com 10 títulos. 

«Quando dei a minha primeira entrevista no Palmeiras, perguntaram-me quais referências eu tinha entre os treinadores brasileiros e eu lembro-me de falar do Telê Santana, do livro dele que li em casa antes de sonhar em ser treinador, ele é uma referência para os brasileiros, mas também para os treinadores europeus por tudo aquilo que representa, recordes, tempo…», disse Abel ao site do clube a propósito da marca.

«Não é isso que me move, mas, no momento que paramos e pensamos que são cinco anos, vemos como passou tão rápido… É um orgulho, uma honra poder representar um clube como o Palmeiras. Eu sei o quão difícil é. Às vezes, manter um casamento de cinco anos é difícil, quanto mais ser treinador de um clube grande. Gosto muito de estar aqui. A vontade de continuar a ganhar, de dar alegrias à torcida é o que me faz continuar.»

Desde outubro de 2020 no Palmeiras, a equipa técnica portuguesa liderada por Abel é a que mais soma jogos consecutivos na história alviverde: ao todo, são 395 partidas, 229 vitórias, 93 empates, 74 derrotas, 672 golos marcados e 320 sofridos. Além do recorde de títulos, Abel é o treinador mais vencedor numa mesma passagem pelo verdão e o único a conquistar pelo menos um título internacional, nacional e estadual.

Por falar em estadual, está a começar mais um Paulistão e o Palmeiras defronta a Portuguesa, no Canindé, já no sábado para a primeira jornada. «Não me parece bom para a saúde dos jogadores ao fim de uma semana ter já o primeiro jogo oficial quando há outros clubes que estão a preparar-se desde novembro, mas o Palmeiras vai usar a prova para carregar as baterias e entrar em todos os jogos com a mentalidade de os ganhar.»

O Palmeiras só tem uma cara nova, Marlon Freitas, 30 anos, ex-capitão do Botafogo, ao serviço do qual venceu Brasileirão e Libertadores de 2024, além de Bruno Fuchs, contratado ao Atlético Mineiro após um ano de empréstimo. Além do verdão, os demais favoritos são São Paulo, Santos, de Neymar e Gabigol, e o atual campeão Corinthians. Mas Mirassol e Bragantino, ambos da Série A do Brasileirão, também podem ter palavra a dizer.