Abel Ferreira, treinador do Palmeiras
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Foto: IMAGO

Abel desiste do Brasileirão? «O campeonato está entregue...»

Treinador 'atira a toalha' depois do empate com o Fluminense, quarto jogo sem vencer

Não é seu timbre, mas Abel Ferreira parece ter desistido do título no Campeonato Brasileiro após o empate do Palmeiras com o Fluminense, este sábado, e a vitória do Flamengo sobre o Bragantino, resultados que deixaram a equipa separadas por 4 pontos a 3 jornadas do fim do Brasileirão.

«Não adianta dizer nada, não foi bom ter 7 ou 8 jogadores fora, basta ver como eles vieram. Muitos nem treinaram bem, sei como funcionam as seleções. Acho que devemos canalizar a nossa energia agora para o próximo sábado [a final da Taça Libertadores, precisamente contra o Flamengo, mas antes ainda defronta o Grêmio para o campeonato]. Temos um jogo a meio da semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e, na altura certa, iremos falar sobre o que foi este campeonato brasileiro. Não é possível jogar dois, três jogos seguidos e depois disputar uma final de Libertadores», afirmou Abel.

Com duas derrotas e dois empates, o treinador português citou o cansaço recente da equipa e o facto de ter jogado sem vários jogadores na mais recente data FIFA.

«Não há tempo para respirar, nem para descansar. Vocês falaram em energia e acho que isso é bem evidente. Não é porque eles não tentem. Falou em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos. Acho que é injusto falar só de um jogador», disse, continuando:

«Vais um por um e começas a ver que não foi bom a paragem da FIFA, os jogos que tivemos fora não foram bons, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom, ter jogadores castigados importantíssimos no motor do meio-campo - porque perdemos o Lucas (Evangelista), perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções. Sabemos a importância de ter um motor criativo e potente... Este foi um jogo muito transpirado e pouco inspirado.»

Quarta-feira a equipa defronta o Grêmio e depois segue para Lima, no Peru, onde defronta o Flamengo na final da Libertadores, no sábado.