GP de Fórmula 1 e MotoGP juntos? «Não é fácil, mas não está fora das nossas mentes»
Circuito das Américas, nos EUA, na ‘pole’ para acolher fim de semana com F1 e MotoGP (IMAGO)

GP de Fórmula 1 e MotoGP juntos? «Não é fácil, mas não está fora das nossas mentes»

FÓRMULA 129.01.202420:24

Líderes dos promotores das duas categorias máximas do desporto motorizado concordam com a ideia e admitem concretizá-la...

A ideia de se realizarem Grandes Prémios de Fórmula 1 e de MotoGP no mesmo local e no mesmo dia já não é nova e o presidente da DORNA, detentora dos direitos comerciais das competições de motociclismo de pista - MotoGP e categorias de promoção Moto2 e Moto3 e Superbikes - reforça-a, admitindo que a possibilidade está a ser estudada pelas cúpulas das organizações das categorias máximas dos desportos de quatro e duas rodas de pista.

«Eu e o Stefano Domenicali [diretor-geral da Fórmula 1], com quem mantenho uma relação extraordinária, estamos a pensar nisso há muito tempo», revelou Carmelo Ezpeleta. «Não é fácil, mas não está fora das nossas mentes. Se puder ser feito, fá-lo-emos», frisou o espanhol numa entrevista ao jornal Marca. O circuito na pole position para a materialização do evento conjunto é o Circuito das Américas, em Austin, palco comum dos Grandes Prémios dos Estados Unidos de F1 e de MotoGP.

Apesar da ideia, dificilmente tal evento poderá ser realizado, por diversos motivos, um deles sendo, por exemplo, o facto de ambas as modalidades se regerem por regras de segurança diferentes. Outra dificuldade que se apresenta é a conjugação dos diferentes interesses dos patrocinadores globais de cada desporto motorizado.