Sporting voltou a celebrar o título nacional masculino passados sete anos. Fotografia FPV

Primeiro dérbi Benfica-Sporting é na Luz

Campeonato masculino começa a 18 de outubro e os dois finalistas da última temporada encontram-se logo na 3.ª jornada. No feminino, a 12 do mesmo mês, na mesma ronda as campeãs nacionais do Benfica serão anfitriãs do FC Porto

O Sporting, que na última época interrompeu a série de cinco conquistas consecutivas do Benfica, vai iniciar a defesa do título nacional de voleibol em casa do Leixões, ditou, esta quarta-feira, o sorteio para a temporada 2025/26. Em Espinho há dérbi entre Ac. Espinho e Sp. Espinho.

Os leões, que bateram as águias na final do play-off por 3-2, recuperaram o título nacional, o seu sétimo, depois de sete anos de jejum, e interromperam a série de cinco títulos consecutivos dos grande rivais de Lisboa que somam 12 e ocupam o terceiro lugar do ranking, liderado pelo Sporting de Espinho (18) e secundado pelo Técnico (13).

1.ª jornada Liga Una masculina
Madalena-Castelo da Maia Ac. Espinho-Sp. Espinho S. Mamede-St.º Tirso Leixões-Sporting Ala Gondomar-Benfica Clube Kairós-V. Guimarães

Depois do arranque da prova, agendado para 18 de outubro, o primeiro embate entre os clubes da capital está marcado logo para a 3.ª jornada, no Pavilhão da Luz, a 11 de novembro, enquanto o Sporting recebe os encarnados, detentores da Taça de Portugal após derrotar o Leixões (3-0), a 10 de janeiro de 2026, num jogo a contar para a 14.ª ronda.

Na competição feminina, o Benfica, que se sagrou diante do Sporting de Braga campeão nacional pela 10.ª vez, mas que já não festejava o título há 50 anos, desde 1974/75, vai arrancar o campeonato em casa do Fiães, a 12 de outubro.

1.ª jornada Liga Solverde feminina
Leixões-Sp Braga S. Mamede-V. Guimarães Castêlo da Maia-Sporting Clube Kairós-FC Porto Fiães-Benfica Col. Efanor-Esmoriz

O sorteio ditou ainda que as encarnadas recebam o FC Porto, vencedor da Taça Ibérica na época passada, na 3.ª jornada (26 de outubro), com as azuis e brancas a receberem na ronda seguinte (3 de novembro) o Sporting, detentor da Taça de Portugal.

O dérbi lisboeta ficou marcado para 7 de dezembro, na sétima jornada.

Sugestão de vídeo