Portugal vence Luxemburgo no arranque da Golden League

Portugal vence Luxemburgo no arranque da Golden League

VOLEIBOL18.05.202401:46

Seleão Nacional não cedeu qualquer 'set' frente ao Luxembugo, mas precisou de mais de metade do primeiro para entrar no ritmo ideal de jogo

«É um bocadinho aquilo que dizemos sempre sobre o primeiro jogo de cada competição: é o quebra-gelo. E aquele 1.º set foi característico disso. Também por mérito do Luxemburgo, que entrou bem no jogo, a provocar-nos erros, alguns forçados e outros não forçados. O importante é que nós fomos conseguindo crescer ao longo do jogo», declarou o selecionador João José após Portugal ter batido o Luxemburgo por 3-0 (25-22, 25-19 e 25-16), no primeiro encontro do Torneio 4 da fase preliminar da European Golden League, em Loulé.

Alexandre Ferreira (15 pts) e Lourenço Martins (11) foram os melhores pontuadores da Seleção, enquanto Chris Zuidberg (11) e Mateja Gajin (10) destacaram-se do lado contrário.

Com vários serviços falhados, o jogo arrancou algo descaracterizado, até que o Luxemburgo, aproveitou a ansiedade lusa no ataque e passou a liderar por 12-16. Momento, com erros não forçados, que obrigou o selecionador a pedir os dois descontos para colocar o foco na equipa que só regressou à liderança desde o 1-0 nos 20-19, graças a um dos quatro ases de Miguel Tavares.

No 2.º set, a Seleção esteve mais dinâmica na distribuição e ataque à rede, e fugiu cedo no marcador até chegar aos 20-12. No 3.º set o domínio acentuou-se e o 25-16 não surpreendeu ninguém. Hoje disputam-se o Espanha-Luxemburgo (17h) e amanhã Portugal-Espanha (16h).

Na fase preliminar da Golden League, a seleção portuguesa participa ainda no Torneio 7, entre 24 a 26 de maio, com a anfitriã Roménia e a Croácia, e no Torneio 12, de 31 de maio a 02 de junho, com Ucrânia e Bélgica, a realizar na Polónia.

Os primeiros quatro classificados da fase preliminar apuram-se para a 'final a quatro', marcada para a Croácia, em 15 e 16 de junho.

«No segundo set, já entrámos melhor, a marcar melhor o jogo e a fazer o que era suposto fazer, e no terceiro acabámos já muito por cima.É sempre importante entrar com uma vitória, seja contra que equipa for. O início é sempre tremido, eles vêm de um final de campeonato, com pouco tempo de preparação, e estamos a tentar mudar algumas coisas na equipa, o que leva o seu tempo e deixa às vezes a equipa um pouco desconfortável.Foi um bocadinho o que aconteceu nesse primeiro set, esse desconforto de haver algumas peças novas, o que faz com que o jogo não seja tão fluido e consistente», referiu ainda o selecionador nacional.