Portugal defronta África do Sul

Portugal defronta África do Sul

RÂGUEBI08.12.202316:07

Lobos jogam a 20 de julho do próximo ano com os campeões do Mundo

 A Seleção Nacional de râguebi jogará com a África do Sul, atual campeã do Mundo, no dia 20 de julho de 2024.

O encontro da janela de julho do próximo ano entre os lobos (13.ºs do ranking mundial) e os springboks, bicampeões mundiais de râguebi, em 2019 e 2023, e líderes do ranking, realizar-se-á na África do Sul ainda sem local e hora marcados, anunciou a federação sul-africana no calendário de jogos internacionais, que inclui um duplo confronto com Irlanda (6 e 13 de julho) e Nova Zelândia (31 de agosto e 7 de setembro).  

«Estou imensamente satisfeito. É uma loucura, é um sonho e um grande desafio», confessou à A BOLA, Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi. «A ideia foi juntar o campeão do Mundo e a surpresa do mundial (França 2023). Foram generosos e temos que aproveitar, não vai ser nada fácil», acrescentou.

«Alguém imaginava há 4 anos poder jogar com campeão do mundo», questionou o líder federativo, desconhecendo os pormenores do encontro. «Falei com o presidente da federação sul-africana e está tudo confirmado. Não sabemos ainda onde será a partida, mas será num palco importante», assegura.  

Antes da partida com os campeões do Mundo, Portugal defrontará a Namíbia (22.ª), seleção que esteve presente em sete campeonatos do Mundo, mais cinco que a seleção portuguesa.

Ainda a propósito do histórico encontro com os campeões do mundo e líderes do ranking, «por questões de exigência orçamental, os jogos com o top-10 são fora», explicou Amado da Silva, deixando no ar a vontade de contrariar essa regra e trazer uma seleção de elite a Portugal no próximo ano.

Fora do âmbito das seleções, Carlos Amado da Silva anunciou estar «a tentar trazer uma final das competições europeias em 2025».