Javien Davis ajudou o Imortal a qualificar-se para o 'play-off'. Fotografia FPB

Oficial: MVP da Liga reforça FC Porto

Javian Davis, poste norte-americano de 25 anos, brilhou ao serviço do Imortal e vai juntar-se aos dragões

Reforço de peso para o FC Porto. O emblema portista oficializou a contratação de Javian Davis, poste norte-americano de 25 anos, para a temporada 2025/26. O jogador chega proveniente do Imortal, onde se destacou ao ser eleito MVP da Liga Portuguesa na última época.

Com 2,06 metros de altura e uma presença física imponente, Davis registou médias de 16,6 pontos e 8,9 ressaltos por jogo, tornando-se numa das figuras centrais da competição nacional e despertando o interesse dos dragões, que reforçam assim a sua zona interior.

Nas primeiras declarações como jogador azul e branco, o norte-americano mostrou entusiasmo com o novo desafio: «Estou muito feliz e muito entusiasmado com esta nova etapa na minha carreira. Vou juntar-me ao FC Porto e aos Dragões. Mal posso esperar por voltar a Portugal e por jogar perante os nossos grandes adeptos.»

Davis disputou a competitiva liga universitária dos Estados Unidos, a NCAA, onde representou os Alabama Crimson Tide, Mississippi State Bulldogs e os UAB Blazers, antes de se estrear como profissional em Portugal na época passada. Sobre o que pode trazer à equipa, Javian Davis afirmou: «Acredito que acrescento versatilidade à equipa. Sou um jogador grande que é inteligente, consigo fazer pontos e ganhar ressaltos a um nível alto.»

«Conheci a maior parte dos jogadores das vezes que joguei contra eles, por isso conheço grande parte e já conversei com alguns. Foram pequenas conversas, mas falei com eles», acrescentou.

Davis recordou ainda os confrontos intensos diante dos portistas: «O que mais me recordo dos jogos com o FC Porto é que foram jogos renhidos e muito duros. Foram jogos com altos e baixos de ambas as equipas, com voltas e reviravoltas. Um dos meus melhores momentos em Portugal foi no primeiro jogo contra o FC Porto. Fiz 30 pontos e 16 ressaltos perante um público ruidoso. Os adeptos foram fantásticos.»

«Aos adeptos do FC Porto posso dizer que podem contar sempre com o meu máximo, vou dar tudo o que tenho dentro do campo para atingirmos os nossos objetivos. Nunca irão questionar o meu esforço. Nunca irão questionar se estou a jogar duro ou se estou a dar o meu máximo. Podem sempre contar com isso e mal posso esperar por jogar perante os nossos adeptos. Acredito que vai ser um ano fantástico e estou muito entusiasmado por regressar a Portugal e tentar ganhar tudo no FC Porto», concluiu.

Sugestão de vídeo