)
Magnus Carlsen perdeu pela primeira vez contra campeão mundial de xadrez e deu murro na mesa (vídeo)
O norueguês Magnus Carlsen protagonizou cena caricata no Norway Chess 2025, onde perdeu pela primeira vez contra o atual campeão mundial, Gukesh Dommaraju.
A derrota aconteceu após uma partida de xadrez clássico na qual Magnus Carlsen tinha uma vantagem potencialmente decisiva. No entanto, na fase final do jogo, o campeão de 19 anos conseguiu reverter a vantagem do adversário. Carlsen, de 34 anos, não suportou a derrota e deu um murro forte na mesa, perante um adversário visivelmente perturbado com a explosão de nervos do norueguês.
Current World Champion Gukesh defeats Magnus Carlsen for the first time in classic chess. pic.twitter.com/4tDFBjon9c
— non aesthetic things (@PicturesFoIder) June 2, 2025
That moment when World Champion @DGukesh won his game against World no.1 Magnus Carlsen!
— ChessBase India (@ChessbaseIndia) June 1, 2025
Video: @adityasurroy21/ ChessBase India#chess #chessbaseindia #norwaychess #gukesh pic.twitter.com/9YQhHYlia0
O xadrez clássico oferece o maior tempo de reflexão. Normalmente, cada jogador tem entre 90 e 120 minutos para toda a partida, com um tempo adicional após cada jogada, frequentemente de 30 segundos.
Magnus não tem jogado com a mesma regularidade neste tipo de competição, apesar de ser considerado o mestre absoluto em todas as variantes de xadrez, do clássico ao rápido. No início da semana, o norueguês venceu Gukesh numa primeira partida de xadrez clássico.
O indiano, que disse ainda estar a tremer após a partida, declarou: «Não sei o que aconteceu. Acho que em 99 de 100 jogos teria perdido esta partida. Ele entrou em aperto de tempo e isso deu-me uma oportunidade.»