André José, do ABC, remata perante a oposição dos jogadores do FC Porto
André José, do ABC, remata perante a oposição dos jogadores do FC Porto (FAP)

FC Porto vence clássico com o ABC e sobe à liderança provisória

Triunfo dos dragões por 32-22

O FC Porto venceu, neste sábado, em Braga do clássico do andebol nacional frente ao ABC, por 31-22, somando a décima vitória consecutiva em todas as competições - oito no campeonato.

O triunfo permite à equipa orientada por Magnus Andersson subir à liderança do campeonato à condição, uma vez que o Sporting só joga no domingo. Depois da vitória a meio da semana frente ao Vojvodina, em partida da primeira jornada da Liga Europeia, os dragões não contaram com Victor Iturriza, devido a problemas físicos. E não entraram nada bem no encontro.

Aos 8’, e mesmo sem contar com o seu melhor marcador, André Sousa, central emprestado pelo FC Porto, o ABC estava a vencer por 5-1, beneficiando de um enorme desperdício ofensivo do FC Porto e de uma boa exibição de Tiago Ferreira na baliza. E foi também na baliza portista que começou a reviravolta portista. Várias defesas de Diogo Rêma permitiram aos azuis e brancos reduzir com um parcial de 3-0 e encostar no marcador, ainda que só nos últimos 10 minutos da 1.ª parte conseguiu passar para a frente, chegando ao intervalo a vencer por 14-13.

No regresso dos balneários as duas equipas voltaram com grande desacerto no ataque e só no sexto minuto voltou a haver golos, quando Diogo Oliveira aumentou a vantagem portista num livre de sete metros.

Com Rêma a crescer entre os postes – acabou com mais de uma dezena de defesas – e Diogo Oliveira a destacar-se no ataque o FC Porto foi fazendo crescer a diferença e terminou o jogo com um triunfo confortável.