FC Porto sobrevive a encontro com Ovarense e sonha com liderança da liga
Fernando Sá, treinador do FC Porto (FIBA)

FC Porto sobrevive a encontro com Ovarense e sonha com liderança da liga

BASQUETEBOL01.12.202317:12

Resultado coloca dragões a um ponto do líder Sporting, que tem mais um jogo

O FC Porto venceu difícil encontro frente à Ovarense em encontro a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, por 79-72. Na receção ao quarto classificado da fase regular, os dragões tinham perigoso teste à sua invencibilidade em lides domésticas e o primeiro parcial confirmou as expetativas, muito por culpa de uma entrada a frio do conjunto caseiro.

A turma da região de Aveiro, por sua vez, aproveitou a insistência falhada dos azuis e brancos no lançamento triplo, para castigar em rápida transição. A cinco segundos do final, a formação visitante liderava por 22-17, mas desconcentração nos últimos segundos permitiu à equipa portista ‘roubar’ a liderança do encontro com duas sucessivas jogadas de três pontos (23-22).

Erro rapidamente corrigido pelo treinador forasteiro e os seus pupilos nunca deixaram o FC Porto jogar de forma confortável. A liderança ia trocando de mãos em mãos, apesar da cinzenta exibição dos nortenhos, mas na ida para os balneários foi o empate que se verificou no marcador, com afundanço de Tanner Omlid, dificultando a previsão no desfecho do embate.

Na segunda parte, a Ovarense não descolou do candidato ao título nacional e registou curta vantagem pontual (49-53), antes de Aaron Harrison empatar o encontro a 3 minutos do fim do 3.º período e concretizar triplo que colocou dragões no comando. O treinador da equipa de Ovar pediu desconto de tempo para impedir construção de bom momento do adversário, mas o timeout teve o efeito oposto. Harrison e Cleveland Melvin assinaram três lançamentos de três pontos e finalmente deixaram a formação do Porto confortavelmente no encontro. Estava quebrada a resistência visitante, que baixou os braços após esta rajada ofensiva.  

Este foi o primeiro de duas partidas no espaço de três dias, já que no domingo, dia 3 de dezembro, os dragões recebem o Portimonense, jogo de atraso da 2.ª ronda da fase regular.

Com este resultado, a turma portista mantém o pleno na competição nacional, ficando cada vez mais perto do primeiro lugar da classificação. Em sete duelos têm outros tantos triunfos, somando 14 pontos, menos um que o rival Sporting, mas com mais um jogo.