Robôs a correrem com humanos? Aconteceu na China
Meia-maratona de Yizhuang foi palco de momento histórico
A meia-maratona de Yizhuang, em Pequim, registou um momento inédito este sábado, com vinte e um robôs humanóides a juntarem-se a milhares de corredores na competição. Apesar de aparições em maratonas na China no ano passado, foi a primeira vez que estas máquinas correram ao lado de humanos, ao longo de um percurso de 21 quilómetros.
Os robôs em causa, de fabricantes chineses como a DroidVP e a Noetix Robotics, variavam no tamanho (uns com menos de 1,20 metros, outros com 1,80 m de altura) e no aspeto (alguns com formas femininas), além de surpreenderem com a capacidade de sorrir ou piscar o olho.
Viram-se máquinas calçadas com ténis, umas até com luvas de boxe, outras com fitas na cabeça, mas no final, uma sobressaiu, o Tiangong Ultra, do Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim, o robô mais rápido a chegar à meta, ao fim de 2 horas, 40 minutos e 42 segundos — mais do dobro do tempo do vencedor humano (1 hora e 2 minutos).
O Tiangong Ultra terminou a corrida após três paragens nas boxes para mudar a bateria — e uma queda por falha energética —, mas houve outros exemplares que revelaram algumas dificuldades desde o início da prova.
«O nosso foco estará nas aplicações industriais dos robôs humanóides, para que possam entrar nas fábricas, nos cenários empresariais e, finalmente, nos agregados familiares», afirmou Tang Jian, diretor de tecnologia do centro de robótica, citado pela Reuters.
Sugestão de vídeo:
#DAZNPremier