)
João Almeida sobe a 13.º no Tour mas admite: «Não fiz exatamente o que queria fazer»
Depois de uma primeira etapa menos conseguida, onde perdeu tempo para o grupo da frente, João Almeida reagiu na segunda tirada do Tour de France 2025 e conseguiu escalar vários lugares na classificação geral.
O ciclista português da UAE Emirates terminou os 209,1 quilómetros que ligaram Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer na 15.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, Mathieu Van der Poel (Alpecin–Deceuninck). Com este resultado, João Almeida saltou do 60.º para o 13.º posto da geral, a 49 segundos do neerlandês, que enverga a camisola amarela.
Após a etapa, João Almeida admitiu dificuldades durante a tirada: «Foi uma etapa superagitada. A duas subidas do fim, perdi a posição. Foi supercaótico e depois foi impossível passar porque a estrada está cheia de gente. Consegui voltar e dar uma ajuda, mas não fiz exatamente o que queria fazer.»
«Acho que se eu estivesse mais para a frente, talvez pudesse ajudar o Jhonatan Narváez naquele momento a puxar. Acho que podíamos ter tornado a corrida ainda mais competitiva», acrescentou, revelando, de seguida, o plano da equipa para a etapa mais longa da 112.ª edição do Tour.
«Queríamos controlar a situação e tentar ganhar a etapa. Claro que estava muito vento e é muito difícil ir sozinho nestas estradas, mas acho que não correu assim tão mal. Amanhã é outro dia», concluiu.