Xabi Alonso: «Estava a preparar-me para fazer algo espetacular com o Leverkusen»
Xabi Alonso a agradecer o apoio dos seus adeptos no Dublin Arena (Imago)

Xabi Alonso: «Estava a preparar-me para fazer algo espetacular com o Leverkusen»

INTERNACIONAL22.05.202423:22

Treinador dos alemães lamenta a exibição e o resultado, mas destaca aquilo que os seus jogadores conseguiram durante a temporada

O Bayer Leverkusen perdeu a final da Liga Europa frente à Atalanta (3-0), em Dublin, numa partida em que também colocou o fim do recorde de invencibilidade do clube alemão, que já levava 51 partidas consecutivas sem perder, para todas as competições.

Após o apito final, Xabi Alonso lamentou a exibição e o resultado, desta quarta-feira, colocando já o foco no último jogo da temporada e na possibilidade de alcançar a dobradinha, frente ao Kaiserslautern: «Eles foram melhores em todos os aspetos. Quando marcaram o primeiro golo receberam muita energia. Nós provavelmente tentámos demasiados passes na primeira fase, quando devíamos ter tentado atrair o primeiro jogador e jogar um pouco mais longo. Não foi por causa das táticas. Individualmente eles foram melhores e como equipa também. Temos de aprender disso. Magoa que isso tenha acontecido num grande dia como este, mas temos outra final no sábado e vamos tentar melhorar.»

«O resultado de hoje não muda nem um pouco aquilo que eu sinto pelos meus jogadores ou o que eles têm feito. É duro, porque queríamos levantar este troféu, mas não podes ter tudo. Ganhámos a Bundesliga e temos a oportunidade de levantar a DFB Pokal no sábado. Ok, após 51 jogos sem perder, chegámos ao 52.º e perdemos, mas isto é futebol. A outra equipa merece e temos outra oportunidade no sábado», explicou o espanhol, que fez questão de destacar o trabalho da equipa esta temporada.

Por fim, questionado sobre se esta época superou aquilo que o técnico esperava para 2023/24, a resposta foi, naturalmente, afirmativa: «Sim, de certeza, esta época as conquistas ultrapassaram todas as expetativas. Eu estava à espera e a preparar-me para talvez fazer algo espetacular, mas isto tem sido muito bom. Conseguir o que temos com um clube como o Leverkusen é ótimo. Estar na última semana da temporada, ter levantado a Bundesliga, jogado hoje e depois ainda ir para a final da taça significa muito. Primeiro ano como treinador... está a ir muito bem.»