V. Guimarães enfrenta osso duro de roer no seu estádio
V. Guimarães defronta o Arouca esta segunda-feira (Estela Silva/Lusa)

V. Guimarães enfrenta osso duro de roer no seu estádio

NACIONAL13.01.202417:16

Em sete partidas no D. Afonso Henriques apenas ganhou três; únicos triunfos do Arouca (3) foram todos como visitante; sete jogos sem perder e possibilidade de alcançar o 4.º lugar animam vimaranenses.

A fechar a primeira volta da Liga, o Vitória de Guimarães enfrenta um osso duro de roer, principalmente, no D. Afonso Henriques, como indica o histórico de confrontos, frente ao Arouca. Em 14 jogos entre ambos são seis triunfos para os vimaranenses, cinco empates e três vitórias para o Arouca. No entanto, numa análise mais específica, dos sete encontros em casa, o Vitória apenas ganhou três, tendo perdido outros tantos - todos os triunfos dos arouquenses foram na condição de visitante - e tendo-se registado uma única igualdade.

A jogar em Guimarães o registo é equilibrado e a última vitória dos conquistadores já remonta a 2016/17, com um golos solitário de Marega. Isto significa que no regresso do Arouca ao principal escalão (2021/22), na quatro partidas, o Vitória não conseguiu ganhar nenhuma - dois empates fora e duas derrotas em casa. Antes disso, em 2020/21, novas dificuldades para os minhotos que na 3.ª eliminatória da Taça da Portugal dessa época, registou um nulo em Arouca e apenas avançou tendo levado a melhor no desempate por penáltis.

A contrariar este histórico e estatísticas está o bom momento que a equipa orientada por Álvaro Pacheco atravessa. São já sete jogos consecutivos sem perder (cinco triunfos e dois empates) e ainda - caso o SC Braga seja derrotado no Dragão - a motivação de alcançar o rival do Minho na classificação, concluíndo a primeira metade da temporada na 4.ª posição, em igualdade pontual.

O treinador dos vimaranenses deve regressar à fórmula inicial, digamos assim, depois de algumas mexidas no jogo da Taça de Portugal, contra o Penafiel. Bruno Varela regressa à baliza, assim como Toni Borevkovic ao centro da defesa em detrimento de Manu Silva. Tomás Handel e Jota Silva também devem voltar ao onze, saíndo Dani Silva e Nuno Santos, em relação à equipa apresentada na prova rainha.

A partida realiza-se esta segunda-feira, às 20.15 horas, com arbitragem de Gustavo Correia (AF Porto) e Luís Ferreira no VAR.