Encarnados começam a acelerar para o jogo com o Boca Juniors

Tempestade tropical ameaça Benfica

Risco de queda de raios e chuva causou constrangimento no arranque da sessão. Previsão pouco animadora para quinta-feira

O calor não desapareceu, mas a manhã desta terça-feira foi diferente das anteriores em Tampa, Flórida, onde o Benfica se treina para a participação no Mundial de clubes. Trovoada e nuvens ameaçadoras formaram um capacete mesmo por cima do Waters Sportsplex, onde trabalham as águias, e em questão de minutos a ordem dos seguranças chegou: todos para dentro do edifício anexo aos relvados, casa dos jornalistas que trabalham aqui.

Ninguém autorizado a ficar no exterior, enquanto não chegassem mais notícias. Houve ameaça de queda de raios a curta distância, um cenário que é levado muito a sério, percebemos.

A intervenção de Leandro Santos, lateral-direito dos encarnados, ficou adiada e também o treino. «Estamos a trabalhar no interior e à espera de indicação para irmos lá para dentro, para o relvado», contou Leandro Santos, 19 anos, da formação do Benfica. Garantindo um grupo tranquilo, sem sobressalto em consequência do contratempo.

Trovejou, choveu uns minutos com intensidade e depois o céu abriu. O treino começou cerca de 30 minutos atrasado, mas o pior cenário, eventualmente até o cancelamento da sessão, não aconteceu. Foi do 8 ao 80. Sol intenso, ainda mais calor e humidade, cartão de visita do clima tropical do Estado da Flórida.

As previsões para os próximos dias, contudo, são pouco animadoras. Forma-se uma tempestade que sobe a costa Leste dos EUA, a caminho de Miami, mais à frente, a 450 quilómetros, de Tampa. Esta quinta-feira é possível que a ameaça de terça-feira tome proporções mais complicadas, cenário que seguramente será acautelado pelo Benfica para os seus trabalhos. Pela amostra, não tanto pela chuva que caiu, mas pela preocupação dos funcionários do complexo, a coisa não é para brincadeira. A história de tempestades tropicais e furacões na Flórida assim aconselha.

Bola a rolar

O treino decorreu depois com normalidade, com vários esquemas de exercícios que observámos no tempo aberto aos jornalistas. Defesas e depois médios e avançados, a trabalhar em separado durante algum tempo e com bola.

Na defesa, Leandro Santos e Tiago Gouveia a apurar rotinas e a fechar espaços na lateral-direita, com os centrais Rui Silva, Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira, Carreras na esquerda. Enquanto o grupo não fica completo com os internacionais, Bruno Lage vai apurando alternativas para o início da competição, segunda-feira, com o Boca Juniors.

O jogo com os argentinos está marcado para as 18h00 locais, 23h00 portuguesas.

Sugestão de vídeo:

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa