Superclássico espanhol servido à inglesa: fabuloso Bellingham dá vitória ao Real Madrid em Barcelona

Superclássico espanhol servido à inglesa: fabuloso Bellingham dá vitória ao Real Madrid em Barcelona

O Real Madrid foi ao Montjuic vencer, por 2-1, com dois golos de Bellingham numa espetacular reviravolta dos merengues

A equipa de Carlo Ancelotti, depois de uma primeira parte sonolenta, apareceu transfigurada e foi ao Montjuic vencer o ‘superclássico’ frente ao Barcelona, por 2-1. 

João Cancelo – numa posição híbrida entre lateral e extremo – e João Félix foram titulares e estiveram em excelente plano até serem (inexplicavelmente...) substituídos por Xavi.

Desde cedo, os catalães tomaram conta do jogo frente a um Real perfeitamente inofensivo – desde 2010 que os merengues não passavam uma parte sem rematarem à baliza num ‘superclássico’ – e foi logo aos seis minutos que surgiu o primeiro golo da tarde, com Gundogan a aproveitar as borlas de Tchouameni e Alaba para, na cara de Kepa, não perdoar, estreando-se a marcar com a camisola do Barça.

A primeira parte foi de total domínio blaugrana e só o poste, pouco depois, impediu o 2-0 a Fermín López, resultado que seria justo face ao que se ia passando em campo.

Veio o intervalo e Carlo Ancelotti terá ‘puxado as orelhas’ aos seus jogadores, já que o Real apareceu melhor na segunda parte. Mesmo assim, sem soluções para furar a muralha defensiva adversária, só de meia distância ia conseguindo incomodar Ter Stegen… e foi mesmo dessa forma que Jude Bellingham logrou o empate, com 68 minutos jogados: com espaço à entrada da área, o médio atirou um foguete que o guardião alemão não conseguiu travar. Os mais de 100 milhões de euros pagos ao Borussia Dortmund começam a parecer uma verdadeira pechincha pelo mago inglês e esta teoria ganhou ainda mais força quando, aos 90+2’, Bellingham apareceu nas costas de Iñigo Martínez, depois de um centro de Carvajal que desviou em Modric, para chegar aos 13 golos em outros tantos jogos esta época e carimbar a cambalhota no marcador, gelando o Montjuic! 

Vitória épica dos blancos em Barcelona e Xavi deverá refletir, já que a equipa 'morreu' a partir do momento em que o treinador começou a lançar jogadores a partir do banco!

Fim do jogo: Barcelona 1-2 Real Madrid

Fabulosa reviravolta dos merengues, que seguem às costas de Jude Bellingham: o inglês bisou e mantém o Real na liderança (partilhada com o Girona) do campeonato.

90+2' - Está feita a reviravolta no marcador, com o bis de Bellingham. Carvajal centra, Modric tenta dominar mas a bola foge e o inglês aparece nas costas de Iñigo Martínez, desviando para o fundo das redes. 

GOLO DO REAL MADRID (2-1)!

85' - Bola cá, bola lá... Cheira a golo, veremos se cai para algum lado.

76' - Entram Raphinha e Yamal, saem Cancelo e Félix. Jogo muito positivo dos dois portugueses.

76' - Livre perigoso a favor do Real Madrid. Remate de Valverde ficou prensado na barreira.

72' - Oriol Romeu é lançado para o meio-campo e Xavi retira Fermín.

Que momento de Jude Bellingham! O médio inglês, a bons 25 metros da baliza de Ter Stegen, dispara um míssil para o fundo da baliza catalã. Sem soluções entre linhas, o Real foi ameaçando de outra forma... e Bellingham chega ao 12.º golo em 13 jogos esta época.

68' - GOLO DO REAL MADRID (1-1)!

67' - Só mesmo de longa distância os madrilenos assustam. Remate de meia distância de Tchouameni, Ter Stegen opõe-se em voo.

Nesta altura, o Real parece perfeitamente incapaz de incomodar sequer a defesa do Barça. Jogo muito pobre da equipa de Carlo Ancelotti.

63' - No Real, Joselu e Modric rendem Rodrygo e Kroos.

61' - Robert Lewandowski entra para o lugar de Ferrán. Jogo discreto do camisola 7.

61' - Amarelo para Carvajal por agarrar Félix. O lateral vai falhar o próximo jogo dos 'merengues', frente à Real Sociedad.

59' - Que jogada de Cancelo desde a direita para dentro, mas o remate sai muito por cima. Delicioso o lançamento de Fermín López...

57' - O primeiro remate à baliza do Real Madrid pertence a Kroos, mas foi um passe para Ter Stegen...

52' - Carlo Ancelotti troca de laterais. Sai Mendy, entra Camavinga.

51' - Esteve à vista o 2-0! Fermín centrou para o cabeceamento de Iñigo Martínez. Valeu Kepa numa primeira grande intervenção e, na recarga, o guarda-redes também negou o golo a Ronald Araújo!

47' - Rodrygo aparece em velocidade na área mas remata muito por cima.

46' - Recomeça o jogo e sem alterações.

Intervalo: Barcelona 1-0 Real Madrid

O golo madrugador de Gundogan dá uma vantagem plenamente justa ao Barça. A aposta de Xavi nos três centrais, dando maior liberdade a Cancelo, está a ser ganha, dando maior imprevisibilidade ao setor ofensivo dos catalães. O Real Madrid, para já, tem sido muito... 'poucochinho'.

45+2' - Ferrán Torres vê o amarelo depois de travar Vini Jr.

38' - O Real Madrid respira um bocadinho. Kroos encontra Carvajal na direita e o lateral remata forte, mas à malha lateral.

37' - Bom desenho ofensivo do Barça, Fermín ganhou o lance a Kroos mas o remate saiu muito desviado.

28' - Que grande jogada entre Cancelo e Félix num contra-ataque rápido! Depois de um túnel a Rudiger, o avançado acabou por ser batido em velocidade por Carvajal quando se preparava para aparecer na cara de Kepa.

22' - Primeiro sinal de perigo dos madrilenos. Rudiger, a meio do meio-campo, remata forte e a bola não passa muito longe da baliza de Ter Stegen...

17' - Sai o primeiro amarelo do jogo e é para Fermín.

16' - Fermín López remata ao poste! O Real Madrid está completamente a dormir. Kroos deixa-se antecipar e perde a bola para Gavi, Fermín remata dentro da área mas em cheio no poste da baliza de Kepa.

A má abordagem de Alaba deixou Gundogan na cara do golo

14' - O Real parece ter ficado atordoado com o golo tão madrugador do adversário e está a falhar muitos passes.

Primeiro remate à baliza, primeiro golo do clássico e é de Gundogan! O médio alemão rompe pela defesa contrária e aproveita dois maus alívios, primeiro de Tchouameni e depois de Alaba, para, na cara de Kepa, rematar para o fundo das redes.

6' - GOLO DO BARCELONA (1-0)!

1' - Estão desfeitas as dúvidas, João Cancelo joga numa linha mais adiantada e é Ronald Araújo a fazer a lateral direita. O Real aparece em losango, com Tchouameni à frente dos centrais, Valverde e Kroos como interiores e Bellingham no vértice mais ofensivo.

1' - Rola a bola no maior clássico do futebol mundial!

Tudo a postos numa tarde bastante soalheira em Barcelona. Os Rolling Stones são presença de gala no camarote do Lluis Companys.

10 minutos para o arranque do grande jogo, em Montjuic.

Já há onzes das duas equipas e Xavi parece inovar, apostando num sistema de três centrais ou com João Cancelo a jogar mais adiantado e Ronald Araújo a lateral-direito. Lewandowski já está recuperado mas vai começar no banco

O pré-jogo foi bem 'quentinho' e Florentino Pérez, presidente dos madrilenos, nem sequer vai estar no estádio para assistir à partida. Entenda:

Catalães e 'merengues' chegam a este jogo separados por um ponto: o Barcelona é 3.º, com 24 pontos, e poderá, em caso de vitória, saltar para o segundo lugar, ficando a um ponto do surpreendente Girona (28 pontos).

No Real Madrid, Carlo Ancelotti aposta num lateral de raiz (Mendy) do lado esquerdo, com Camavinga a começar no banco.

Os onzes iniciais das duas equipas:

Barcelona: Ter Stegen; Cancelo, Ronald Araújo, Christensen, Iñigo Martínez e Baldé; Gavi, Gundogan e Fermín; João Félix e Ferrán Torres

Real Madrid: Kepa; Carvajal, Rudiger, Alaba e Mendy; Kroos, Valverde, Tchouameni e Bellingham; Vinícius Jr. e Rodrygo

Recorde as antevisões de Xavi e Carlo Ancelotti, respetivamente treinadores de Barcelona e Real Madrid ao 255.º 'superclássico' de Espanha.