Sporting: Frederico Varandas presente na surpresa a Coates
Foto de família da homenagem de que Coates foi alvo em Alvalade (Sporting CP)

Sporting: Frederico Varandas presente na surpresa a Coates

NACIONAL05.12.202319:48

Capitão continua a ser homenageado por ter-se tornado no jogador estrangeiro com mais jogos de leão ao peito: 344

Sebastián Coates foi, esta terça-feira, homenageado com pompa e circunstância no Estádio José Alvalade, por se ter tornado o jogador estrangeiro com mais jogos de leão ao peito, mais concretamente 344.

O uruguaio foi surpreendido na Tribuna Presidencial pela família, com os filhos Santiago e Felipe a entregarem-lhe um quadro comemorativo.

Coates recebeu um quadro de homenagem das mãos dos filhos (Sporting CP)

«Não estava à espera disto. Hoje treinámos em Alvalade e quando estava sozinho no balneário comecei a pensar que algo de estranho se passava porque já estava na hora. Quando subi e vi todos os meus colegas e o staff, além de outros ex-jogadores que são muito importantes para o clube, dei-me conta do que era. Foi uma surpresa linda», começou por dizer Coates aos meios de comunicação do Sporting. 

Vou de 50 em 50, quando cheguei aos 300 disse que queria chegar aos 350 e vou tentar cumprir. Depois pensaremos mais à frente

«Chegar a um clube como o Sporting e ter tantos jogos é algo que nunca imaginei, mas sonhas com estas coisas desde pequeno. Quando se torna realidade, é desfrutar pois é sempre lindo receber estas homenagens, tanto a de ontem no Estádio como a de hoje. Agradeço a todos. Vou de 50 em 50, quando cheguei aos 300 disse que queria chegar aos 350 e vou tentar cumprir. Depois pensaremos mais à frente», acrescentou.  

Frederico Varandas elogia capitão

A equipa técnica e o Conselho Directivo do clube, encabeçado pelo presidente Frederico Varandas, também marcaram presença, assim como Hilário Conceição, Manuel Fernandes e Pedro Barbosa, três glórias do clube que integram também a lista dos dez ilustres com mais jogos ao serviço do Sporting.

O presidente tomou a palavra e salientou: «Daqui a um mês, faz oito anos que o Seba chegou a este clube e, com grande certeza, fui uma das primeiras pessoas a recebê-lo. Nunca sonhei que viesse a fazer tantos jogos, mas está cá em grande forma e isso muito se deve não ao seu talento, velocidade ou altura, mas ao seu profissionalismo desde o primeiro dia. São 344 jogos, um número impressionante, mas para os sócios pesam também os troféus que conquistou. Não tenho dúvidas de que estes números não vão ficar por aqui, o Seba vai continuar a fazer mais jogos e a trazer mais troféus.»

Não há ninguém que comande uma defesa como tu, é algo que não está ao alcance de todos.

Manuel Fernandes, eterno capitão e quarto jogador com mais partidas de leão ao peito (433), dirigiu-se diretamente a Coates: «Tive sempre um grande respeito e consideração por ti porque tens sido dos jogadores mais regulares e importantes na história do Sporting. Não há ninguém que comande uma defesa como tu, é algo que não está ao alcance de todos. Não é por termos a braçadeira de capitão que temos autonomia para mandar nos nossos colegas, temos de respeitá-los para sermos respeitados por eles. E tu fazes isso muito bem, desejo-te toda a sorte do Mundo.»

Já Pedro Barbosa, o 10.º na lista de jogadores mais utilizados na história do Sporting (342 jogos), elogiou a entrega do uruguaio: «Aquilo que o Seba fez e continua a fazer é de elogiar. O que se passou hoje foi o reconhecimento pelo seu trabalho, que ainda não acabou mas já está no top dez de jogadores mais utilizados no clube. Ter aqui a equipa, o staff que o acompanha ao longo dos anos e a Direção é importante para ele. Agora é continuar a desfrutar e a ser importante como tem sido.»

Sporting: «É um orgulho vestir esta camisola e defender este grande clube»

Antes da surpresa em Alvalade, Coates havia feito uso das redes sociais para agradecer a homenagem de que foi alvo, na passada segunda-feira, em Alvalade, aquando da receção ao Gil Vicente, jogo que os leões venceram, por 3-1, e recuperaram a liderança isolada do campeonato. 

 «Vitória importante em casa!! Obrigado a todos pela homenagem!! Obrigado a todos meus companheiros, treinadores, staff que tive desde que cheguei e que sempre me ajudaram!! A todos os adeptos que sempre me apoiaram! É um orgulho vestir esta camisola e defender este grande clube!!», escreveu o camisola 4 no Instagram.

As reações não tardaram. E, de entre as centenas de mensagens de adeptos, constam as de Pedro Porro: «Meu capitão»; Anderson Polga, que usou símbolos de palmas, leão e coração; Chermiti colocou dois corações verdes; Gyokeres publicou uma coroa; Diomande escreveu «Parabéns capitão»; assim como Matheus Reis: «Parabéns Seba!!»; Antunes, capitão do Paços de Ferreira, também não deixou passar o momento em claro, escrevendo «capi» e um coração verde, sinal do respeito que os adversários têm ao central leonino; Miguel Maia, antigo voleibolista do Sporting, também deu parabéns ao uruguaio e até o chef José Avillez se fez notar com um coração verde. 

A influência do capitão 

O gigante uruguaio chegou a Alvalade em 2016, na era de Jorge Jesus, primeiro cedido pelos ingleses do Sunderland, e depressa conquistou a titularidade, garantindo a mesma condição com os treinadores que se seguiram. 

A importância de Coates no Sporting não se resume apenas às quatro linhas – é muito forte no jogo aéreo, possui um porte físico avolumado, é eficaz no corte –, o central é também uma referência e exemplo para os mais novos. Coates é peça fundamental no sistema de três centrais do Sporting, na posição do centro, onde garante o equilíbrio da linha defensiva, na recuperação e no ganho de bolas, sobretudo aéreas. 

Certo é que Rúben Amorim não conta com a importância da experiência e liderança de Coates no próximo jogo, na vista ao Vitória de Guimarães, uma vez que o uruguaio vai cumprir castigo, após ter visto o quinto cartão amarelo.