)
Sporting: a tática de Rui Borges no primeiro onze do ano
Como é da praxe, o Sporting fez nestes primeiros dias da pré-temporada um treino conjunto com a equipa B, vitória da A por 5-2. Duas notas a tirar: o golo do reforço Alisson Santos e a tática de Rui Borges, num onze com jogadores indicados para o 4x2x3x1, que será aposta para um cunho pessoal, mas que pode facilmente alinhar também no esquema a que voltou na temporada passada e em que os jogadores mais confortáveis se sentem por ter estado instituído nos quase cinco anos da era Amorim.
Ainda sem os internacionais, que só voltam ao trabalho amanhã — exceção a Harder e Quenda, que estiveram em ação até mais tarde nos sub-21 –, Rui Borges promoveu um treino conjunto, duas partes de 35 minutos em que os principais levaram a melhor. Ainda que no onze inicial dos principais apenas Eduardo Quaresma, Morita, Alisson e Geny Catamo sejam efetivos.













De resto… jovens da equipa B. Calai (que vai andar entre as duas formações) na baliza; Diogo Travassos na lateral direita e David Moreira na esquerda; Pontelo juntou-se a Quaresma para formar a dupla central. Morita teve o apoio de Rayan Lucas (médio agora cedido pelo Flamengo) atrás de Geny Catamo, Manuel Mendonça e Alisson; na frente, a fazer de Gyokeres, esteve Rodrigo Ribeiro.
Cunho de Rui Borges, a linha de quatro atrás, mas num onze que também poderá rodar no 3x4x3 — Calai; Quaresma, Pontelo e David Moreira; Travassos, Rayan, Morita e Geny; Manuel Mendonça, Rodrigo Ribeiro e Alisson.
)
Os golos tiveram as assinaturas de Alisson, Lucas Anjos (2), Rodrigo Ribeiro e houve um autogolo. Pela equipa B marcaram Paulo Cardoso e Paulo Iago.
)
Todos os jogadores disponíveis foram utilizados. Inclusivamente Diomande, que terminou a época lesionado depois de no jogo do título, o 2-0 com o Vitória de Guimarães, ter saído aos 25’ devido a lesão, após uma entrada muito dura de Beni Mukendi, falhando por isso a final da Taça de Portugal (3-1 ao Benfica). E também João Simões, reintegrado depois de paragem de mais de quatro meses após ter sido operado na sequência de fratura do quinto metatarso do pé direito, contraída ao minuto 40 do jogo com o Dortmund na Champions.
)
Este domingo os leões voltam a descansar. A segunda semana de trabalhos de pré-época começa na segunda, já com Rui Silva, Franco Israel, Debast, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Hjulmand, Trincão, Pedro Gonçalves e… Gyokeres (assim acreditam os verdes e brancos).