SC Braga: Provar do próprio veneno dói a dobrar
Qarabag-SC Braga. EPA/ROMAN ISMAYILOV

SC Braga: Provar do próprio veneno dói a dobrar

NACIONAL23.02.202417:56

Problemas defensivos do SC Braga ficaram ainda mais a descoberto nestes dois meses intensivos; com o Qarabag sofreu dois golos com mais um jogador; bracarenses fizeram três em desvantagem numérica ao Gil Vicente na Liga.

A expulsão de Jafarguliyev, aos 57 minutos, deu uma ajuda ao SC Braga que conseguiu empatar a eliminatória do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, mas também deu a provar aos bracarenses do seu próprio veneno. Apesar de ter conseguido levar o jogo para prolongamento, nesse período, os arsenalistas sofreram dois golos em vantagem numérica, algo que os próprios tinham conseguido fazer na deslocação ao reduto do Gil Vicente (3-3), na 9.ª jornada da Liga.

Desta feita, os que sofreu custaram uma eliminação das provas europeias, enquanto no campeonato, em Barcelos, os bracarenses conseguiram marcar três golos em desvantagem numérica e levaram um ponto. Os arsenalistas perdiam por 0-1, quando Niakaté foi expulso e pouco depois estavam a perder por dois, deram a volta para 3-2, mas acabaram por sofrer o golo do empate.

Também na fase de grupos da Liga dos Campeões, o SC Braga conseguiu empatar (1-1) na receção ao Union Berlim, depois de estar reduzido a dez jogadores. Novamente Niakaté a ser expulso e com os alemães a marcarem pouco depois, no entanto os guerreiros conseguiram conquistar um ponto nessa partida.

Curiosidades de uma temporada com algumas oscilações para a equipa orientada por Artur Jorge que nestes dois primeiros meses do ano, não teve a vida fácil. Nos 12 jogos realizados - elevada densidade competitiva -, o SC Braga sofreu 21 golos, sendo que até janeiro tinha 39 sofridos, em 29 partidas. A equipa faturou 15 nesta dúzia de partidas, sendo que encerrou 2023 com 66 golos marcados. Em termos de resultados, estes dois meses representaram três empates (dois no campeonato e um na final da Taça da Liga que acabou por vencer no desempate por penáltis), quatro derrotas (duas na Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Liga Europa) e cinco triunfos (três no campeonato, um na Taça da Liga e outro agora nesta 2.ª mão do playoff).