Roma vence Nápoles por 2-0 e alcança lugar europeu
A Roma celebra o primeiro golo da partida. Foto IMAGO/Insidephoto

Roma vence Nápoles por 2-0 e alcança lugar europeu

INTERNACIONAL23.12.202321:48

A equipa de José Mourinho marcou já no último quarto de hora, frente a Nápoles que acabou com nove jogadores em campo

A Roma venceu o Nápoles por 2-0, no jogo que fechou a jornada 17 da Serie A.

No primeiro tempo, as equipas mantiveram algum conservadorismo. Apenas Edoardo Bove, médio da Roma, conseguiu criar perigo, primeiro, com um remate que acertou na parte superior da trave e depois, após grande jogada de Belotti, o médio permitiu a defesa a Meret.

O segundo tempo começou como se jogou no primeiro, ainda que com um pouco mais de iniciativa ofensiva do Nápoles. Aos 65’ dá-se um dos momentos capitais do encontro. Politano é agarrado por Zalewski e, na reação à falta, pontapeia o adversário, atitude que vale a expulsão.

José Mourinho promoveu alterações que se revelaram cruciais, visto que o golo. Azmoun rematou, a bola regressa para a entrada da área, El Shaarawy volta a tentar atirar mas apanha mal a bola e, com o esférico a saltar, Pellegrini desfere um grande pontapé à meia volta para fazer o único golo da partida.

Já nos últimos minutos, as esperanças da equipa de Mazzarri dissiparam-se por completo, quando Osimhen viu o seu segundo amarelo e consequente vermelho, que deixou a equipa com nove até ao apito final. Na última jogada do encontro, com o Nápoles totalmente projetado, um contra-ataque finalizado por Lukaku fechou completamente as contas do jogo.

Com este resultado, a Roma faz 27 pontos e alcança o sexto lugar. Com menos um e em sétimo, fica o Nápoles.

Termina a partida! A Roma vence por 2-0! Jogo marcado pelo equilíbrio e, sobretudo, pelas expulsões, que em muito dificultaram a vida ao Nápoles. A vantagem de 2-0 adequa-se ao que ambas as equipas fizeram, pelo menos de 11 para 11.

90+6' Marca Lukaku! É o 2-0 para a Roma! O Nápoles tentou o tudo por tudo e, no contra-ataque, uma situação de quatro para um do ataque romano, o goleador belga dominou, ajeitou e finalizou! Está fechado o encontro

90+2' El Shaarawy aparece na cara de Meret, tenta servir Lukaku mas a bola é intercetada pelo guarda-redes napolitano!

Vão ser disputados quatro minutos de tempo adicional

86' Osimhen é expulso! O avançado nigeriano, que já tinha amarelo, parou o contra-ataque de El Shaarawy e é o segundo jogador do Nápoles a ter ordem de expulsão! O Nápoles joga os últimos minutos com nove atletas em campo!

84' Grande desmarcação e finalização de Lukaku, mas Meret faz uma enorme defesa!

81' Substituição no Nápoles: sai Mário Rui, entra Zerbin.

76' É golo da Roma! Marca Pellegrini! Momento de confusão na área, El Shaarawy remata, a bola salta em frente a Pellegrini e, à meia volta, o criativo italiano finaliza com muita qualidade! Está aberto o marcador!

75' Na Roma, sai Kristensen, entra Çelik.

70' Três alterações na equipa da Roma: saem Belotti, Zalewski e Paredes, entram Azmoun, Pellegrini e El Shaarawy.

66' Politano é expulso! Politano leva o contra-ataque, Zalewski agarra o jogador italiano e, após a falta, o extremo do Nápoles pontapeia o ala da Roma! Zalewski vê amarelo pela falta, Politano vê vermelho direto!

56' Lobotka sai lesionado, para o seu lugar entra Cajuste.

53' Mais um remate do Nápoles, desta vez de Kvaratskhelia, a parar nas mãos de Rui Patrício!

48' Zielinski tem a primeira oportunidade de perigo do encontro, mas encaixa Rui Patrício!

45' Começa a segunda parte!

Termina a primeira parte! Roma e Nápoles não conseguem abrir o marcador. Ambas as equipas estão a criar poucas oportunidades de perigo junto das balizas. Bove, com um remate à barra e um remate desperdiçado à entrada da baliza, foi o jogador mais perigoso da partida!

Vão ser disputados quatro minutos de tempo adicional.

38' Kvaratskhelia é derrubado, Cristante vê amarelo e José Mourinho, pela reação à falta, também vê cartão! 

35' Cai Osimhen na área do Nápoles, mas o árbitro nada assinala! Há um braço de Leandro Paredes na cara de Osimhen, Andrea Colombo ouviu as indicações do VAR mas a ordem é para o jogo seguir!

Alcançou-se a meia hora de jogo no Estádio Olímpico de Roma. A estratégia de José Mourinho parece estar a surtir efeito: a equipa não deixa o bloco suficientemente alto para Osimhen explorar a velocidade e os alas estão abertos para impedirem a progressão dos laterais. Para o Nápoles, a maior dor de cabeça é o confronto físico entre os centrais e os avançados romanos, que têm permitido a libertação do jogador mais perigoso até agora, o médio Bove.

26' Di Lorenzo está de novo em campo. Ao que parece, a lesão não será impeditiva.

24' Di Lorenzo está caído no chão, agarrado ao joelho direito. A equipa médica do Nápoles já entrou em campo para assistir o jogador, que continuará a recuperação rápida fora das quatro linhas.

21' Falha Bove! Belotti antecipa-se a Rrahmani, assiste Bove mas, na cara de Meret, o jogador não conseguiu desviar do guarda-redes!

18' Bove acerta na trave! Aos 18 minutos, a primeira grande oportunidade de perigo do encontro! Lukaku segura a bola na frente, esta sobra para Bove e, com um grande remate, o médio remata ligeiramente por cima, com o esférico a acertar na barra!

Os primeiros 10 minutos de jogo estão a ser marcados por alguma cautela de parte a parte. Não há oportunidades de perigo e as equipas, em geral, têm atacado com poucos e sem grandes «aventuras».

0' Politano bate o pontapé de saída e já se joga em Roma!

As equipas estão perfiladas, as bancadas do Olímpico de Roma estão repletas, cumprimentam-se José Mourinho e Walter Mazzarri, estamos perto do início da partida!

As equipas já recolheram aos balneários, o jogo está prestes a começar...

Em dia de jogo grande, os napolitanos avançam com uma grande notícia: é oficial a renovação de Osimhen, que fica com uma cláusula de rescisão de 130 milhões de euros,

O onze da Roma: Rui Patrício é titular

O onze do Nápoles: Mário Rui joga de início.