Ramadão, discriminação e racismo... Galtier debaixo de fogo com acusações de jogadores do Nice
IMAGO / ABACAPRESS

Ramadão, discriminação e racismo... Galtier debaixo de fogo com acusações de jogadores do Nice

INTERNACIONAL05.12.202319:46

De acordo com as revelações do L'Equipe, Christophe Galtier foi alvo de vários testemunhos de antigos jogadores do Nice e de membros da equipa técnica

Christophe Galtier continua debaixo de fogo em relação às acusações de discriminação das quais é alvo. Esta terça-feira, o L' Equipe revelou parte das entrevistas realizadas pelos investigadores do caso após a revelação de um email enviado por Julien Fournier, antigo diretor desportivo do Nice, onde denunciava comportamentos racistas e discriminatórios por parte do treinador francês.

Recorde que, à data, foi revelado no email que Galtier discutiu com Julien Fournier e acusou-o de construir «uma equipa de lixo» e de só ter «pretos e muçulmanos». A investigação ao atual treinador do Al Duhail prosseguiu, ainda que este sempre tenha negado qualquer acusação e, esta terça-feira, foram conhecidos alguns testemunhos de jogadores do Nice em relação ao caso.

De acordo com o L'Equipe, Frederic Gioria, ex-assistente de Galtier no Nice, disse que ouviu Galtier contar uma anedota sobre um comentário que fez enquanto estava num restaurante. Julien Fournier também mencionou esse episódio no seu email.

«Ontem à noite fui a um restaurante e toda a gente veio ter comigo e disse que temos uma equipa de pretos. Estamos na cidade de Jacques Médecin (ex-político de Nice), a nossa equipa não corresponde ao que as pessoas querem. E também não me agrada», afirmou, alegadamente, Galtier, segundo testemunho de Frederic Gioria.

Gioria também disse que Galtier ficou chateado com a contratação de Billal Brahimi em janeiro de 2022 por ser «outro muçulmano», algo que o treinador francês não queria porque já tiveram «suficientes»

Outro membro da equipa do Nice que também teve os seus testemunhos revelados foi Hachim Ali Mbaé, analista de vídeo, que agora está no Estrasburgo. Segundo Mbaé, Galtier fez afirmações racistas contra dois defesas do Saint-Etienne, Harold Moukoudi e Mickael Nadé. No intervalo, do Saint-Etienne-Nice, em 2021, Christophe Galtier apelidou os dois defesas de «King Kongs».

Imagens do Saint-Etienne-Nice, de 2021, com os defesas Harold Moukoudi e Mickael Nadé (IMAGO / PanoramiC)

Recorde que Christophe Galtier, será presente a um juiz no próximo dia 15 de dezembro para responder às acusações de assédio psicológico e discriminação para com os jogadores do Nice. Jean-Clair Todibo ex-Benfica, Hicham Boudaoui e Pablo Rosario acusaram o treinador francês de pressioná-los a quebrar o jejum do Ramadão.