Prémios UEFA: Chelsea recebe o mesmo que a 2.ª pior equipa da Champions
O triunfo do Chelsea sobre o Betis na final da UEFA Conference League rendeu aos londrinos apenas 21,99 milhões de euros como prémio da UEFA, pela conquista da prova. Um valor irrisório em comparação com os ganhos da UEFA Champions League, competição que o clube disputará na próxima temporada graças ao 4.º lugar obtido na Premier League.
Para ilustrar a discrepância, basta referir que o Slovan Bratislava, penúltimo classificado da fase de liga da Champions, com oito derrotas nas oito jornadas, arrecadou praticamente o mesmo que o vencedor da Liga Conferência. Os cofres dos eslovacos ficaram mais ricos em 21,87 milhões de euros, apesar de terem sido meros participantes na Liga dos Campeões, ao contrário do Chelsea, que dominou os seus adversários, vencendo 12 dos 13 jogos da prova, embora se trate da terceira competição europeia.
A distribuição de prémios da UEFA referente às competições europeias é tal que 73% do orçamento total para prémios (2,44 mil milhões de euros) destina-se à Liga dos Campeões, 18% à Liga Europa (603 milhões de euros) e 9% à Liga Conferência (303 milhões de euros).
Benfica e Sporting ganharam muito mais que o Chelsea
O Sporting foi a primeira equipa portuguesa a ser eliminada na Champions, perdendo com o Borussia Dortmund no play-off de acesso aos oitavos de final. Ainda assim, esta participação rendeu 49 milhões de euros à equipa verde e branca - mais do dobro do que o Chelsea.
Já o Benfica foi mais longe, até aos oitavos de final, onde foi eliminado pelo Barcelona. Assim, as águias foram mesmo a equipa portuguesa que mais lucrou com a Champions, recebendo um prémio de 71,4 milhões de euros.
Sugestão de vídeo: