Tondela: Bacci dá a provar a sua melhor receita
O ano não podia ter começado da melhor maneira para o Tondela. Os auriverdes estrearam-se a ganhar em casa esta temporada, com uma vitória por 3-1 sobre o Arouca. Além disso, pela primeira vez na presente edição do campeonato, marcaram três golos num só jogo.
Curiosamente, os tentos apontados pelos tondelenses foram todos de bola parada: num livre direto (batido de forma irrepreensível por Maviram) e em dois pontapés de canto concretizados por Jordan Siebatcheu e Yefrei Rodríguez.
Na antevisão à partida, o treinador do Arouca, Vasco Seabra, bem tinha avisado o Tondela era fortíssimo no campo das bolas paradas: «É um adversário que apresenta muitos argumentos nesse tipo de lances.»
Dito e feito. Cristiano Bacci aplicou, precisamente, a receita que o seu colega temia provar. Não é totalmente desconhecido que estes momentos de jogo são pontos fortes do mister italiano - dos quais, em várias ocasiões na sua carreira, se ocupou e especializou enquanto adjunto.
Nos dois únicos jogos que o treinador venceu desde que chegou às beiras, curiosamente, os golos foram apontados em lances de bola parada: no final de novembro, o Tondela venceu o Gil Vicente por 1-0 graças a uma grande penalidade apontada por Pedro Maranhão.
Os auriverdes voltaram a marcar de penálti (por Ivan Cavaleiro) na derrota (1-2) frente ao Casa Pia - o que faz com que cinco dos seis golos desde que Bacci assumiu o comando técnico dos beirões (em meados de novembro) tenham sido marcados em bolas paradas. A única vez que o Tondela marcou de bola corrida foi… um autogolo de João Aurélio, na derrota (1-3) contra o Nacional.