«Para mim é óbvio: Leandro Barreiro vai triunfar no Benfica»
Leandro Barreiro com as cores do Mainz. Foto: IMAGO/Chai v.d. Laage

«Para mim é óbvio: Leandro Barreiro vai triunfar no Benfica»

NACIONAL13.01.202418:20

Técnicos portugueses no Luxemburgo comentaram a qualidade do médio

Comprometido com o Benfica para o próximo verão, Leandro Barreiro tem feito correr muita tinta no Luxemburgo, o seu país natal. Com uma grande comunidade portuguesa presente no Grão-Ducado, os técnicos lusitanos que por lá militam foram convidados a comentar o que o médio de 24 anos pode acrescentar a uma equipa como o Benfica, e se tem qualidade para impressionar.

Em declarações ao jornal luxemburguês Le Quotidien, Carlos Fangueiro, antigo treinador do Pétange, F91 e Swift, não tem a mínima dúvida: «Para mim é óbvio, Leandro Barreiro vai triunfar no Benfica!». O técnico de 47 anos considera que o médio «tem uma cultura tática incrível, tanto ofensiva como defensivamente, e é um monstro físico, em termos de intensidade». «Não só tem essa vontade de desbloquear situações, como consegue fazê-lo», acrescentou.

Carlos Fangueiro, à esquerda, assiste ao encontro entre Luxemburgo e Portugal no apuramento para o Euro 2024. Foto: ANDRE ALVES/ASF

Também Dan Santos, um dos adjuntos de Luc Holtz na seleção do Luxemburgo, adivinha um bom futuro para o médio no Benfica, reconhendo-lhe importância para a manobra da equipa e apontando o dedo a quem o tem desvalorizado: «Com a quantidade de jogos que o Benfica faz todos os anos, ele vai jogar muito mais do que se pensa e vai tornar-se o ponto de equilíbrio entre o ataque e a defesa desta equipa. É muito bom no contra-ataque e Roger Schmidt adora isso. Há jogos em que não o veremos tanto, em que terá um verdadeiro trabalho na sombra, outros em que desempenhará o seu papel de box-to-box. O seu perfil vai adequar-se bem à Primeira Liga e à sua enorme intensidade, embora tenha de adaptar o seu jogo. Nos talk shows, há quem esteja cético, mas um jogador com este perfil vai permitir fechar os espaços e isso é fundamental para um clube como o Benfica, para dar descanso aos jogadores mais técnicos, aos jogadores de ataque.»

Um dos pontos que mais expectativa cria em relação ao que Leandro pode acrescentar no Benfica é o facto de, no Mainz, o jogador estar habituado a um tipo de futebol onde se luta pela sobrevivência, numa equipa que não está habituada a ter posse de bola, sendo que o futebol do Benfica é a antítese deste modelo. Todavia, Carlos Fangueiro acredita que o jogador se vai conseguir adaptar: «Para mim, os jogadores tecnicamente bons não são apenas aqueles que eliminam os adversários. No futebol, o mais simples é muitas vezes o mais difícil de conseguir. Como um controlo orientado, por exemplo. E o que faz a bola circular. E nesse aspeto, o Leandro é completo.»

Vítor Pereira, treinador do Strassen, partilha a ideia: «Se o Barreiro ainda não tem o nível, vai ter de o adquirir rapidamente. Mas o Benfica, em termos de recrutamento, faz um trabalho enorme, fruto do esforço de muita gente. O facto de ele ter sido recrutado já é uma validação do seu nível. Foram buscá-lo porque estão a construir uma equipa jovem. Podem ter a certeza de que não o foram buscar por acaso».  

Dan Santos corrobora: «É verdade que o Benfica raramente comete erros, tanto nos grandes jogadores como nos mais modestos. De um modo geral, fazem sempre uma mais-valia na revenda.»