Os números e recordes que Jurgen Klopp estabeleceu no Liverpool
Jurgen Klopp (IMAGO)

Os números e recordes que Jurgen Klopp estabeleceu no Liverpool

INTERNACIONAL21.05.202409:00

Alemão sai de Anfield como um dos treinadores mais impactantes na história do clube

«Precisam de passar de cético a crentes.» Esta frase de Jurgen Klopp na sua apresentação como treinador do Liverpool, em outubro de 2015, foi uma das mais significantes que proferiu durante os quase nove anos que passou no cargo. Os adeptos da equipa certamente passaram a acreditar, tanto no clube como no próprio treinador.

Quando Klopp chegou a Liverpool, este procurava um sempre elusivo título inédito da Premier League (estabelecida em 1992), mas tinha dificuldades em sequer garantir a qualificação para a Liga dos Campeões.

Klopp mudou por completo esse status quo e para além dos títulos que conquistou, conhecidos pela maioria dos adeptos, os números por trás desses sucessos são igualmente reveladores.

Klopp com uma camisola na sua despedida que diz: «Nunca mais andarás sozinho.» (IMAGO)

Desde logo, o alemão é o treinador com maior percentagem de vitórias da história do Liverpool – venceu 60,9% dos encontros que disputou. Só aí, já inscreveu o seu nome nos livros de história dos reds, o que também ajuda a explicar a adoração que os adeptos do clube têm por ele.

Comparando Klopp com outros treinadores históricos, só dois deles têm mais pontos por jogo na história da Premier League: Sir Alex Ferguson e Pep Guardiola, que alcançaram essas marcas respetivamente no Manchester United e Manchester City. No entanto, há outras duas marcas nas quais Klopp bate estes dois técnicos.

Primeiro, possui a segunda maior série invicta da história da Premier League – 44 jogos. Apenas o antigo treinador do Arsenal Arsène Wenger (49) fez melhor. O treinador no ativo no campeonato inglês que ainda o pode alcançar é Pep Guardiola (cuja maior invencibilidade foi de 30 jogos).

Guardiola foi o maior rival de Klopp em Inglaterra (IMAGO)

O alemão que cresceu na Floresta Negra lidera ainda um registo impressionante: o de mais épocas sem perder um jogo em casa. Klopp soma quatro, tantas quanto José Mourinho. Ferguson e Wenger têm três e Guardiola uma.

Os feitos de Klopp podem ser ainda mais relevantes quando se olha para o dinheiro que o Liverpool investiu em jogadores desde a sua chegada.

Desde então, o clube de Merseyside foi o oitavo com maior despesa líquida (balanço entre dinheiro gasto na contratação de jogadores e dinheiro ganho na venda de jogadores) na Premier League. Até o West Ham registou um investimento maior do que o Liverpool durante este período, assim como Tottenham, Newcastle, Arsenal, Manchester City, Manchester United e Chelsea (segundo o Transfermarkt).

Tabela das melhores equipas da Premier League desde a chegada de Klopp a Liverpool

Manchester City - 764 pontos
Liverpool - 705 pontos
Arsenal - 622 pontos
Tottenham - 609 pontos
Manchester United - 599 pontos
Chelsea - 591 pontos

Apesar disto, ganhou uma liga, ficou por duas vezes em 2.º a um mero ponto do campeão (Manchester City) e fez a melhor época de sempre do Liverpool no campeonato inglês, quando o ganhou com 99 pontos em 2019/20.

Klopp com o troféu da Premier League (IMAGO)

Olhando para a prova milionária, o Liverpool passou de uma equipa que apenas almejava qualificar-se para a Liga dos Campeões, para acabar por chegar a três finais da competição em quatro anos – triunfou em 2019, frente ao Tottenham, e perdeu em 2018 e 2022, ambas as vezes para o Real Madrid.

Klopp com o troféu da Liga dos Campeões (IMAGO)

De resto, Klopp ganhou tudo o que havia por ganhar no Liverpool. Sai de cabeça erguida e será sempre lembrado com carinho pelos fãs dos reds. Ou, por outras palavras, nunca caminhará sozinho.