Os destaques do Aves SAD: a marcar assim tem... Mercado
John Mercado perseguido por João Neves (Foto: Miguel Nunes/ASF)

Os destaques do Aves SAD: a marcar assim tem... Mercado

NACIONAL22.12.202300:29

Equatoriano gelou a Luz com o pontapé sem hipótese de defesa para Trubin

A figura: John Mercado (nota 7)

Marcar um golo daqueles no Estádio da Luz não está ao alcance de qualquer um e só por isso merece o elogio personalizado. Não foi obra do acaso: o extremo equatoriano joga com personalidade e é dono de remate fácil, desde que tenha uma nesga de terreno. O Benfica percebeu-o e tudo fez para não dar mais espaço a um jogador com potencial para fazer dano.

Início de jogo marcado por um... Mercado que teve o mérito de gelar a Luz: pontapé magnífico de pé esquerdo do extremo do Aves SAD sem a mínima hipótese de defesa para Trubin, concluindo uma boa jogada dos avenses que teve ainda o contributo de Vasco Lopes, com uma abertura para o colega do corredor contrário e a primeira de várias iniciativas que iria tentar durante todo o jogo, mesmo que nem sempre com êxito. Foi, apesar de tudo uma equipa sem conseguir esticar o jogo ou criar hipóteses para o goleador Nenê, obrigado a recuar muito para entrar em contacto com o jogo. Como seria expectável, o meio-campo defensivo teve muito trabalho para bloquear a dinâmica de Kokçu e João Neves, mas foi o setor recuado a ter os maiores pesadelos:  Anthonyfoi condenado a fazer autogolo, mas antes já Alaba se vira ultrapassado por João Mário quando o internacional português foi mais lesto ao segundo poste para fazer o 2-1. Dos laterais, Zé Ricardo foi o mais atrevido, embora sem expressão ofensiva. 

Eis as notas dos jogadores do Aves SAD: Trigueira (5), Alaba (4), Clayton (5), Anthony (4), Zé Ricardo (5); Lucca (5), Luís Silva (5), Vasco Lopes (6), Benny (5), Mercado (7), Nenê (4), Dioh (4), Fábio Pacheco (4), Gustavo (4) e Sangaré (-)